Localiza recebeu troféu com o case “Construindo o Futuro da Mobilidade Sustentável”, em que detalha a estratégia de longo prazo em ESG da empresa rumo a uma economia de baixo carbono; anúncio foi feito durante a cerimônia do Prêmio O Equilibrista 2022

O prêmio Destaque ESG, realizado pelo Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), em parceria com a PwC Brasil, anunciou, na noite de ontem (1º de dezembro), a empresa vencedora da primeira edição. A Localiza, maior rede de aluguel de carros na América do Sul em número de agências, foi a eleita, com o case “Construindo o futuro da mobilidade sustentável”. A cerimônia de premiação reuniu, em Belo Horizonte, autoridades e líderes empresariais para prestigiar organizações e projetos que se sobressaíram na promoção da pauta socioambiental e de governança.O projeto da Localiza detalha a estratégia de longo prazo em ESG da companhia rumo a uma economia de baixo carbono, utilizando recursos de maneira eficiente, estimulando uma direção mais segura e preservando vidas. O case descreve, ainda, como a empresa vem construindo um ambiente com mais igualdade de oportunidades e como os altos padrões de governança e integridade suportam a sua atuação.

Em seu discurso durante a cerimônia, o sócio da PwC Brasil em Belo Horizonte e diretor vogal do IBEF-MG, Fábio Abreu, destacou a sustentabilidade do evento, que foi realizado com as emissões de gases de efeito estufa neutralizadas. Para isso, foi escolhido o projeto ambiental Cerâmica Bandeira e Capeli, que reduz a emissão  de carbono a partir da utilização de fontes de energia renovável por meio do uso de biomassa sustentável, de forma aderente a diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, tais como “Energia Limpa e Renovável”, “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”, “Educação de Qualidade”, entre outros. “Esperamos que esse seja apenas um primeiro passo de muitas ações sustentáveis do IBEF-MG e, sobretudo, um motivo de inspiração a nossos associados e demais stakeholders”, declarou Abreu.O Prêmio Destaque ESG surgiu a partir do Projeto Nacional IBEF Verde, iniciativa baseada em nove pilares que representam a mudança de visão do mercado sobre a sustentabilidade na área de finanças.

A iniciativa integra o prêmio “O Equilibrista”, projeto do IBEF Minas Gerais que reconhece grandes talentos no mundo financeiro, patrocinado pela PwC Brasil. A nova categoria da premiação ressalta o protagonismo da área de finanças nas discussões sobre as práticas ambientais, sociais e de governança. “Esperamos ter plantado a semente para que o Destaque ESG passe a ser uma tradição de nosso Troféu Equilibrista de agora em diante”, ressaltou o presidente do IBEF-MG, Julio Damião.