Hoje o Spotify apresenta sua Retrospectiva 2022 (Wrapped, em inglês) e a experiência de usuário inspirada na campanha. A Retrospectiva Spotify 2022 revela os principais artistas, músicas, álbuns e podcasts que compuseram o vibrante caleidoscópio dos 456 milhões de ouvintes em todo o mundo.

BRASIL

  • Música
  • Podcasts
    • Podcasts mais populares: Podpah foi o primeiro podcast a utilizar a funcionalidade de vídeo no Spotify disponibilizada pela primeira vez no Brasil e na América Latina em janeiro deste ano. O podcast apresentado por Igão e Mítico conquistou a primeira posição entre os podcasts mais escutados no Spotify no Brasil em 2022 – e a 24a. posição no ranking global dos podcasts mais populares. No Brasil, Podpah é seguido por A Mulher da Casa Abandonada, apresentado por Chico Felitti (#2); o Original Spotify Mano a Mano, que está no ar com sua terceira temporada apresentada por Mano Brown; Original Spotify Café da Manhã, em parceria com a Folha de S. Paulo; e Psicologia na Prática, o primeiro podcast Exclusivo Spotify a estrear o vídeo no Brasil.

MUNDO

  • Música
    • Artistas mais escutados no mundo: tornando-se o primeiro artista a liderar a lista de artistas com mais streams do Spotify por três anos consecutivos, o rapper porto-riquenho Bad Bunny conquistou o primeiro lugar como artista mais escutado em todo o mundo, com mais de 18,3 bilhões de streams este ano. A segunda artista mais escutada – e a artista feminina com mais streams do ano – é Taylor Swift (#2), seguida por Drake (#3), The Weeknd (#4) e BTS (#5).
    • Músicas mais escutadas no mundo: A música mais escutada de 2022 é o sucesso internacional deHarry StylesAs It Was, com mais de 1,5 bilhão de streams globalmente este ano. Em segundo e terceiro lugares respectivamente, estão Heat Waves, por Glass Animals (#2) e pelo segundo ano consecutivo, STAY (with Justin Bieber) por The Kid LAROI (#3). O quarto e o quinto lugares vêm de Bad Bunny com Me Porto Bonito (#4) e Tití Me Preguntó (#5) completando a lista.
    • Álbuns mais escutados no mundo: O artista mais ouvido, Bad Bunny, também lidera a lista de álbuns mais escutados com Un Verano Sin Ti (# 1), seguido pelo terceiro álbum de estúdio de Harry StylesHarry’s House (# 2). Em uma repetição dos favoritos globais do ano passado, SOUR de Olivia Rodrigo (#3); = de Ed Sheeran (#4); e Planet Her, de Doja Cat (#5) retornam cada um no terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.
  • Podcasts

A partir de hoje (30/11), os usuários elegíveis também podem acessar sua experiência personalizada da Retrospectiva Spotify 2022 exclusivamente no aplicativo móvel Spotify (iOS e Android) no hub Retrospectiva 2022. Vale certificar de que o aplicativo Spotify esteja atualizado para a versão mais recente para acessar.
 
Os fãs têm acesso aos seus recursos favoritos da Retrospectiva, além de uma lista de novas maneiras de descobrir e celebrar o ano ouvindo. Conheça as novidades:

  • Novas histórias de dados para expressar o ano em áudio: além dos principais artistas, gêneros, músicas, podcasts e minutos ouvidos, Sua Personalidade Sonora é um novo recurso que não apenas informa sobre a música que você escuta, mas também sobre o seu gosto musical. Os fãs podem descobrir qual dos 16 tipos diferentes de personalidade sonora criada pelo Spotify eles possuem, com base em suas tendências de 2022. Além disso, Seu Dia em Áudio é uma história interativa que mostra como o gosto musical do usuário evolui ao longo do dia. Confira o blog For the Record do Spotify para saber mais.
  • Artistas e criadores ainda mais conectados: além de playlists personalizadas e editoriais, o hub Retrospectiva 2022 na plataforma também apresenta produtos de seus top artistas, juntamente com os próximos eventos para ajudar os fãs a conhecerem seus principais artistas ao vivo.
  • Mensagens de artistas: Este foi um recurso de sucesso em 2021 com mensagens de mais de 100 artistas e este ano expandimos para incluir mensagens de mais de 40.000 artistas como Taylor Swift, Billie Eilish, J Balvin, Måneskin e muito mais. Os fãs qualificados receberão um feed de vídeo personalizado com mensagens de agradecimento de alguns de seus principais artistas em 2022, com cada vídeo seguido pela música mais ouvida desse artista este ano.
  • Compartilhe mais: sabemos que os fãs do Spotify adoram compartilhar seus cards da Retrospectiva, então, como novidade este ano, é possível compartilhar no WhatsApp, em mensagem direta do Instagram e no Facebook Messenger. Os fãs também podem desbloquear uma lente personalizada do Snapchat que reflete a Personalidade Auditiva e desfrutar de outfits especiais com o tema da Retrospectiva para Bitmojis em qualquer lugar em que estejam disponíveis, bem como GIFs personalizados com o tema em todos os parceiros GIPHY.
  • A Retrospectiva para o Roblox: para comemorar a Retrospectiva 2022 e os artistas que fizeram a trilha sonora do ano, o continente da Ilha Spotify está dominado com missões, jogos, produtos virtuais e cabines de fotos inspirados na Retrospectiva com 12 artistas diferentes, incluindo: BizarrapBlack SherifCRODoechiiEslabon ArmadoMiranda LambertNIKIStray KidsSUNMI e Tove Lo.
  • Jogadores do FC Barcelona na diversão: como parte da parceria inédita entre o Spotify e o FC Barcelona, ​​os fãs também podem encontrar vídeos da Retrospectiva 2022 de alguns de seus jogadores favoritos, incluindo Robert Lewandowski, Alexia Putellas, Pedri e Ansu Fati. Clique aqui e confira os vídeos.
     

Além disso, o Spotify também lançou a experiência de criador da Retrospectiva 2022 para podcasters e artistas. Com acesso à sua própria experiência no site individual da Retrospectiva, os criadores podem mergulhar em todas as maneiras pelas quais seus fãs ouviram este ano. Confira o Spotify for Artists e o Spotify for Podcasters para saber mais.

Confira os mais escutados no Brasil na Retrospectiva Spotify 2022

 

Top 5 artistas mais escutados no Spotify no Brasil em 2022

  1. Marília Mendonça
  2. Henrique & Juliano
  3. Jorge & Mateus
  4. Gusttavo Lima
  5. Maiara & Maraisa


Top 5 músicas mais escutadas no Spotify no Brasil em 2022

  1. Mal Feito – Ao Vivo, por Hugo & Guilherme
  2. Malvadão 3, por Xamã
  3. Vai Lá Em Casa Hoje, por George Henrique & Rodrigo
  4. Molhando o Volante, por Jorge & Mateus
  5. Dançarina, por Pedro Sampaio


Top 5 álbuns mais escutados no Spotify no Brasil em 2022

  1. Manifesto Musical, por Henrique & Juliano
  2. Festa das Patroas 35%, por Marília Mendonça, Maiara & Maraisa
  3. Buteco in Boston (Ao Vivo), por Gusttavo Lima
  4. Próximo Passo, por Hugo & Guilherme
  5. Chama Meu Nome, por Pedro Sampaio

Top 5 gêneros musicais mais escutados no Spotify no Brasil em 2022

  1. Sertanejo Pop
  2. Funk carioca
  3. Sertanejo universitário
  4. Sertanejo
  5. Arrocha

Top 5 playlists do Spotify mais escutadas no Spotify no Brasil em 2022

  1. Top Brasil
  2. Esquenta Sertanejo
  3. Funk Hits
  4. Potência Sertaneja
  5. Paredão Explode

Top 5 gêneros de podcast mais escutados no Spotify no Brasil em 2022

  1. Sociedade & Cultura
  2. Educação
  3. Comédia
  4. Religião & Espiritualidade
  5. Saúde & Fitness


Top 5 podcasts mais escutados no Spotify no Brasil em 2022

  1. Podpah
  2. A Mulher da Casa Abandonada
  3. Mano a Mano
  4. Café da Manhã
  5. Psicologia na Prática


Confira os mais escutados no mundo na Retrospectiva Spotify 2022

 

Top 5 artistas mais escutados no Spotify no mundo em 2022

  1. Bad Bunny
  2. Taylor Swift
  3. Drake
  4. The Weeknd
  5. BTS


Top 5 músicas mais escutadas no Spotify no mundo em 2022

  1. As It Was, por Harry Styles
  2. Heat Waves, por Glass Animals
  3. STAY (with Justin Bieber), por The Kid LAROI
  4. Me Porto Bonito, por Bad Bunny
  5. Tití Me Preguntó, por Bad Bunny


Top 5 álbuns mais escutados no Spotify no mundo em 2022

  1. Un Verano Sin Ti, por Bad Bunny
  2. Harry’s House, por Harry Styles
  3. SOUR, por Olivia Rodrigo
  4. =, por Ed Sheeran
  5. Planet Her, por Doja Cat


Top 5 podcast mais escutados no Spotify no mundo em 2022

  1. The Joe Rogan Experience
  2. Call Her Daddy
  3. Anything Goes with Emma Chamberlain
  4. Caso 63 (todos os idiomas, incluindo Paciente 63)
  5. Crime Junkie