Além da etapa nacional, disponível online até o dia 30 de novembro, etapa mineira leva exibições presenciais a Belo Horizonte, Montes Claros, Uberlândia e Pouso Alegre até o fim de dezembro.

Mostra Sesc de Cinema chega em sua quinta edição, em 2022, cada vez mais inserida e consolidada no circuito de festivais de cinema do Brasil. Sua principal característica é incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras.

O projeto teve início com a edição nacional, estruturada para ocorrer em ambiente virtual – da seleção à exibição, ao longo de todo o mês de novembro, com 33 obras de 22 estados e do Distrito Federal. Já as Mostras Estaduais retomarão as exibições presenciais, proporcionando o encontro com os realizadores, o que é um destaque positivo e necessário desta edição. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados. Em 2022, será realizado um circuito de mostras presenciais nas unidades do Sesc em Minas de Montes Claros, Uberlândia, Pouso Alegre, além do Sesc Palladium, em Belo Horizonte. As exibições ocorrem com entrada gratuita, entre novembro e dezembro.

Obras premiadas em Minas Gerais

A cada ano, um filme destaque da mostra Panorama Estadual de cada estado é selecionado por meio do regulamento do projeto para ser licenciado e, consequentemente, receber um prêmio. Em Minas Gerais, o destaque selecionado por meio da curadoria da Mostra foi o filme CYCLONE.  Além do destaque da mostra Panorama Estadual, há também o destaque selecionado para a mostra Panorama Nacional, que teve o filme mineiro ABDUÇÃO selecionado, além do destaque da Mostra Infantojuvenil, com a premiação do filme A PRIMEIRA PERDA DA MINHA VIDA. 

Mostra Sesc de Cinema

A Mostra Sesc de Cinema vem se consolidando como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do país. O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema. Em 2022, chega a sua quinta edição premiando, com mais de R$ 100 mil em licenciamentos, obras vencedoras da mostra nacional. Lançado em 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo para a promoção e o lançamento de novos talentos de todo o país.

Programação no Sesc Palladium (Belo Horizonte)

22 de novembro – 19h

Nũhũ Yãgmũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!

23 de novembro – 19h

Yãy tu nũnãhã payexop: encontro de pajés

Abdução

Controle de tráfego

24 de novembro – 19h

Alta Frequência

Não vim no mundo para ser pedra

Adeus, Calon

25 de novembro – 19h

A primeira perda da minha vida

Fique em Casa

Local: SESC PALLADIUM – R. Rio de Janeiro, 1046 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30160-041

Ingressos: Retirada de ingressos na bilheteria do espaço 30 minutos antes das sessões.