Evento gratuito será realizado em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte 

No dia 17 de novembro, das 14h às 17h o Senac participa da VII Semana da Gastronomia Italiana no mundo. Promovido em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte e a Faculdade de Gastronomia Senac, o evento contará com palestra e roda de conversa sobre o Movimento Slowfood e uma aula prática de Cozinha Italiana. 

Esta edição da Semana terá o tema “Convívio, sustentabilidade e inovação: os ingredientes da cozinha italiana para a saúde das pessoas e proteção do ambiente”. As atividades gratuitas e abertas ao público serão realizadas na Faculdade de Gastronomia Senac (Rua dos Tupinambás, nº1038 – Centro). Para participar é necessária inscrição prévia pela Sympla.  

O palestrante Marcelo Podestá, designer e pesquisador em gastronomia e membro da Associação Slow Food Brasil, abrirá o evento. O especialista abordará como a gastronomia italiana reflete o desenvolvimento sustentável dos territórios, por meio da valorização de alimentos locais e modos de fazer tradicionais, associados à novas tecnologias. 

Em seguida, o chef Dario Panzeri, dono do Bistrot Delizie di Dario, localizado no bairro Prado em Belo Horizonte, conduzirá oficina prática sobre gricia, amatriciana e carbonara, preparações clássicas de massa italiana, que carregam um tris de sabor, simplicidade e território. 

“A contribuição da gastronomia italiana para o desenvolvimento da culinária e cultura alimentar é imensurável. Estamos muito honrados em integrar essa celebração que se espalha por todo o mundo, abrindo as portas da Faculdade Senac para que o público possa também participar desse evento significativo”, destaca Rafael Mattos, Coordenador da Faculdade de Gastronomia Senac. 

“O Consulado da Itália em BH está empenhado em prestar especial atenção à educação e formação no domínio da cultura agroalimentar, de forma a evidenciar as peculiaridades e valores de produtos e conscientizar sobre os conceitos de origem, sustentabilidade, impacto na saúde e métodos de uso dos produtos italianos” , afirma Cecilia Zazzera, chefe do Escritório Cultural e Comercial do Consulado da Itália em Belo Horizonte. 

Ela salienta ainda que “com mais de 8.000 eventos realizados em seis anos, 300 cidades envolvidas em mais de 100 países, a Semana da Gastronomia Italiana no mundo se consolidou como uma das principais iniciativas promocionais do Ministério das Relações Exteriores, visando valorizar no exterior o melhor da cadeia agroalimentar e da tradição eno-gastronômica, revelando-se uma ferramenta eficaz de promoção integrada, um dos pilares da estratégia de internacionalização do Made in Italy”. 

A VII Semana da Gastronomia Italiana é organizada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália e pela rede diplomática italiana do mundo todo e promove várias iniciativas com foco na valorização da eno-gastronomia italiana, tradicional e contemporânea. 

Programação do Senac na VII Semana da Gastronomia Italiana no mundo 

  

14h as 14h10 – Abertura – Auditório 

14h10 – Palestra/debate – Convívio, sustentabilidade e inovação: os ingredientes da cozinha italiana para a saúde das pessoas e proteção do ambiente– Auditório 

·       Marcelo Podestá, designer e pesquisador em gastronomia e membro da Associação Slow Food Brasil 

14h50 – Coffe break – Espaço Feijão com Arroz 

15h10 – Aula prática – Gricia, amatriciana e carbonara: um tris de sabor, simplicidade e território – Cozinha Didática do Senac 

·       Chef Dario Panzeri dono do Bistrot Delizie di Dario