Estação de abastecimento foi instalada no pátio P+ e reforça o compromisso do aeroporto em reduzir as emissões de carbono e se fortalecer como o mais sustentável do país

Após ser reconhecido como um Aeroporto Verde e receber a renovação da acreditação de redução de emissões de carbono no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI), o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte decola com uma nova iniciativa a favor do meio ambiente e acaba de lançar uma estação de recarga para carros elétricos e híbridos plug-in, com capacidade para abastecer dois carros ao mesmo tempo.    

Os pontos foram instalados no estacionamento P+, e a recarga é gratuita para os clientes do estacionamento do aeroporto. O projeto é piloto e vai avaliar as possibilidades de expansão para os demais pátios do aeródromo. “O ESG é um importante pilar estratégico no nosso terminal e diversas iniciativas ambientais, sociais e de governança estão em prática. Todos podemos e devemos fazer a nossa parte para proteção dos recursos naturais. A instalação desses pontos é mais uma forma de contribuir para redução das emissões de carbono”, avalia o CEO da BH Airport, Kleber Meira.    

No aeroporto, a queda das emissões é uma realidade. Para se ter uma ideia, desde que começou a participar do programa do ACI, as reduções das fontes de emissão de gases de efeito estufa saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021. “Graças aos resultados, recebemos este ano, pela terceira vez, a acreditação de carbono e estamos focados em evoluir e alcançar o reconhecimento no nível 3, que diz muito sobre o envolvimento das pessoas com as práticas adotadas pelo aeroporto”, explica.  

Aeroporto Verde  

Em outubro, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte deu mais um passo para se consolidar como o mais sustentável do país. O terminal mineiro recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Green Airport Recognition durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires, na Argentina. A reforma da Central de Água Gelada foi destaque durante o evento e recebeu também a menção honrosa como projeto sustentável nas áreas de Eficiência Energética, Reuso de Água e Custo de Manutenção.