Projetos de grande destaque na área da Cultura do Sesc em Minas, o Coral Jovem Sesc, Núcleo de Formação em Dança e a Orquestra de Câmara Sesc estão com inscrições abertas para 2023. As atividades são voltadas para crianças e adolescentes entre nove e 20 anos, oferecendo aos participantes o aprendizado das técnicas artísticas em grupo sob o devido acompanhamento profissional.

Os interessados participarão de um teste prático para identificar as habilidades de cada candidato, além de possibilitar ao futuro aluno conhecer a estrutura, instrutores e maestros. 

As aulas são gratuitas e os alunos ainda recebem vale-transporte, lanche, uniforme e material necessário. Os dependentes de trabalhadores do comércio com renda familiar bruta de até três salários mínimos têm prioridade no processo seletivo. O edital completo de cada curso, bem como os links para inscrição podem ser acessados no site www.sescmg.com.br/sesc-minas/. O prazo se encerra no dia 30 de novembro.

Sobre os cursos

O Coral Jovem, com o ensino da técnica vocal e canto coral, constitui uma atividade musical em grupo que estimula a percepção corporal, a criatividade e a autoexpressão dos alunos resultando em performances cênicas com originalidade. É destinado a alunos de 15 a 18 anos. Serão oferecidas 10 vagas no turno da noite.

Núcleo de Formação em Dança é dividido em dois módulos. O primeiro promove a formação básica em dança a partir da experiência educativa, dos saberes específicos das danças clássica, moderna, contemporânea, urbanas e populares brasileiras, com duração continuada de três anos. O segundo visa o aprofundamento por meio de novas possiblidades formadoras, preferencialmente para egressos da formação básica, com forte compromisso na experimentação e inovação.

A formação básica é destinada a alunos de 9 a 12 anos e o aprofundamento a alunos de 9 a 17 anos (egressos da Formação Básica do Núcleo de Formação em Dança) ou 13 a 18 anos (não egressos da Formação Básica do Núcleo de Formação em Dança). Serão oferecidas 40 vagas para a formação básica e 5 vagas para o aprofundamento, todas no turno da tarde.

Orquestra de Câmara visa o ensino de um instrumento de corda (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo) ao longo de quatro anos de curso, proporcionando novas experiências por meio de aulas práticas em conjunto, no intuito de estimular a socialização e o desenvolvimento técnico, musical e artístico do aluno. Podem ingressar na Orquestra alunos de 10 a 14 anos. Serão oferecidas 33 vagas, sendo 28 no turno da manhã e 5 no turno da tarde.