Marca foi a primeira em casual dinning a ter uma estrutura no metaverso. 

Experiência uniu atendimento na esfera virtual e no mundo real e ampliou a visibilidade da marca também neste território

Uma experiência que deu certo e com resultado três vezes maior que o esperado. É assim que Cristiane Berna, gerente de Trade da Bloomin’Brands, holding que detém as marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill no país, define a ida do Outback para o mundo do metaverso. 

Hoje considerado um dos territórios de prioridade para atuação da marca, a aproximação com o universo gamer é algo inusitado para quem vê de fora. Mas o flerte com o mundo virtual vem dando bons frutos. Prova disso é a participação do Outback, com um restaurante completo montado, na BGS – Brasil Game Show 2022. Uma estrutura grandiosa, de 350 m², pensado e projetado integralmente de acordo com esse universo. A marca participa da feira desde 2018.

Com uma linha de frente muito forte voltada a eventos, até 2018 a marca não tinha participado de uma feira gamer e, no início, a aproximação foi tímida. “A ideia inicial foi de um teste mesmo. Queríamos ver de perto se o público aceitaria a marca em uma ação nesse formato. E deu super certo! Percebemos uma total relação com os nossos principais assets, como a diversão, a celebração e o compartilhamento. Reconhecemos de imediato um público fã da marca e que já estava ali – consumidores reais e lovers de Outback não apenas por consumir nos restaurantes, mas por serem assíduos no delivery”, conta Berna, que hoje enxerga o universo gamer como uma das principais frentes de atuação da marca para daqui em diante. 

Metaverso

Segundo a executiva, foi um desafio preparar a marca para estar no mundo virtual. Uma nova estratégia foi pensada especialmente para essa linha de atuação, com ideias disruptivas e inovadoras. E foi então que o Outback evoluiu e passou de fase, dando um passo importante e ficando bandeira dentro do Cidade Alta, com um restaurante virtual que atuava também no mundo físico, com burguers lendários.

“Para melhorar ainda mais a experiência, estendemos toda essa conexão também para o mundo físico, colocando os produtos desenvolvidos para o metaverso à venda nos restaurantes e no delivery. Quebramos a barreira do físico, mas aliando a experiência nos dois cenários”, conta. 

O resultado? Venda de produtos exclusivos aos gamers, tanto no físico quanto no virtual, e a exposição e expansão da marca em grande escala. “Tivemos um resultado três vezes maior do que esperávamos com a venda dos burguers criados naquele momento. Foi incrível juntar os dois mundos e entender que essa conexão é fundamental”. 

BGS 2022

Após dois anos sem agendas de eventos físicos, a demanda reprimida tem sido grande em todos os segmentos e com a BGS não deve ser diferente. Para Berna, essa é uma feira extremamente importante, primeiro porque faz parte de uma das principais frentes atuais da marca. E também por ser a terceira maior feira do segmento gamer e a principal em toda a América Latina. “Temos um público muito diverso na BGS, de gente vindo em caravana de todo o Brasil e, inclusive, de fora. A expectativa é muito grande e a gente acredita que os números vão superar facilmente as edições anteriores nesse sentido. E poder reforçar mais essa conexão com o público vai ser incrível”, argumenta.

Com um restaurante físico dentro da feira para esta edição, o Outback desenvolveu toda uma estratégia para a BGS, justamente para que o público tenha novamente a experiência entre os dois universos, o real e o virtual. A ambientação é toda tematizada e leva ícones destaques da marca e da cultura australiana. Foram criados produtos exclusivos para o evento e que só poderão ser encontrados na feira. Nesse menu estão produtos inéditos, tendo em vista a pesquisa realizada junto ao público gamer. “Conversamos muito com eles para desenvolver os itens da BGS. Nosso estande, com 350 m² e o cardápio foram desenhados e escolhidos por eles. Serão muitas ativações bacanas para criar toda uma atmosfera divertida e de muita celebração”.