Os laboratórios experimentais do UniBH da área de tecnologia e de saúde se uniram em prol de uma boa causa. Alunos do Ânima Lab HUB e do projeto Health Lab vão somar forças para desenvolver um sistema que visa ajudar na gestão de uma instituição muito especial, o lar de idosos São Geraldo em Crucilândia/MG – da Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (Assopoc).

O lançamento do projeto Sistema GENT aconteceu nesta segunda-feira (03),  Arena MRV – novo estádio do Clube Atlético Mineiro. Batizado de Sistema GENT, o resultado deste projeto visa ajudar na gestão e acompanhamento dos cuidados de saúde e atividades de 150 idosos, gerido pela Assopoc, que tem como presidente o empresário Sérgio Batista Coelho, também atual presidente do Clube Atlético Mineiro e, sua esposa, Elaine Maria Coelho Coutinho, vice-presidente do lar de idosos. 

De acordo com a gestora do Ânima Lab HUB, a professora Samara Leal, o Sistema GENT irá proporcionar um acompanhamento mais efetivo do progresso dos idosos quanto às atividades físicas, psicológicas, nutrição e acompanhamento odontológico. “A casa não tem atualmente um controle efetivo desses cuidados e do progresso desses idosos. O sistema virá para ajudar nesse acompanhamento do resultado das ações de saúde com eles e também na prestação de contas. Esse sistema vai ajudar muito na eficiência operacional, gestão e no acompanhamento das atividades do lar”, conta Samara.

O Sistema GENT faz parte do hall de projetos de extensão do UniBH e será orientado pelos professores Samara Leal, Rafaela Priscila e Flávio Souza. A previsão é que o lar de idosos implante o sistema até o final deste semestre. “Estamos trabalhando com metodologias ágeis que prevê a entrega em partes do produto. A gente entrega o produto e vamos evoluindo com ele ao longo do semestre. E a cada semestre a gente vai entregando um pacote de funcionalidades de acordo com a necessidade dos gestores da ONG”, explica a professora.