Locadora mineira tem colocado em prática iniciativas que vão de encontro a ações sociais, ambientais e de governança

Nos últimos anos, não se fala mais em outra coisa no cenário corporativo do que as três letrinhas que compõem o chamado ESG. A sigla em inglês para Enviromental, Social and Governance em tradução para o português quer dizer questões ambientais, sociais e de governança. Essas ações juntas estão na ordem do dia em muitas empresas mundo afora e praticamente assumiram o lugar da palavra sustentabilidade. O papel do ESG é muito complexo. Ele surgiu no mercado financeiro como uma forma de medir o impacto que as ações de sustentabilidade geram nos resultados das empresas.

“Muito importante para a o futuro da sustentabilidade empresarial, o ESG virou agenda obrigatória em milhares de empresas pelo mundo, mas ainda encontra desafios para sua implementação”, comenta o diretor-geral da UseCar, Bruno Linhares. Um estudo realizado pelo IBM Institute for Business Value (IBV) com cerca de 3 mil líderes empresariais revelou que o ESG é prioridade máxima para 48% dos CEOs brasileiros, uma alta de 65% em relação a 2021.

No entanto, o mesmo estudo revelou que o desejo de exercer as questões sustentáveis do ESG nem sempre estão diretamente relacionadas à pratica. A pesquisa também mostrou que 50% dos entrevistados enfrentam dificuldades para implementar o ESG nas empresas.

A UseCar, especializada em terceirizações de frotas, carros por assinatura e carsharing (aluguel de carro compartilhado por hora), tem assumido lugar de destaque quando a pauta são as práticas ESG.

Meio Ambiente

As questões ambientais sempre assumiram papel de protagonismo nas empresas, principalmente por causa dos acordos mundiais de redução de emissão de gás carbônico por parte de países e empresas.

A UseCar foi a pioneira em Minas Gerais e ainda continua sendo a única locadora do Estado a possuir o serviço de carsharing, ou seja um modelo de negócio compartilhado, onde os usuários podem alugar um carro por hora pelo aplicativo.

 “Novos modelos de negócios fundamentados na economia compartilhada tem sido cada vez mais aceitos pela sociedade e, sobretudo, novas gerações. Esses modelos partem do princípio no qual bens ou serviços são divididos e têm ganho escala e novos adeptos graças à tecnologia”, diz o diretor da vertical de carsharing da UseCar, Marco Antônio Ferreira.

Para Ferreira, esse é um mercado que ainda tem muito para crescer. “As pessoas estão descobrindo que usar um carro compartilhado, além de ser mais barato, seguro e prático, é também um vetor de preservação ambiental. Estudos recentes indicam que para cada carro compartilhado outros 14 veículos são retirados das ruas, em média”.

Social

Entre as práticas sociais da UseCar e do grupo Carbel, a mais recente foi a criação do Projeto UseAmar.  Lançado recentemente, o UseAmar tem como propósito fazer o bem e mudar a realidade das pessoas que necessitam.

Por meio do projeto UseAmar, a UseCar pretende apoiar diferentes causas, como o combate à fome, fomento à educação, inclusão social, geração de empregos, entre outros desafios sociais.

O primeiro passo em direção ao impacto social da locadora é uma ação que visa combater a fome e o desperdício, e por isso, ela se uniu ao projeto Ponte do Bem da Associação Luminus. O Ponte do Bem recolhe alimentos onde sobra e doa a a quem precisa.  

Para minimizar a difícil situação de insegurança alimentar no país, a UseCar está apoiando o Ponte do Bem contribuindo com 50 pratos de comida a cada contrato de locação, seja carro por assinatura, terceirização de frota ou rent a car, além de outros 5 pratos a cada reserva de carsharing.

Governança

A governança é um dos pontos cruciais do ESG. Afinal, sem uma boa governança, a empresa deixa de empregar os recursos da melhor maneira possível a médio e longo prazos. Uma pesquisa da Fundação Tide Setubal e Instituto Silvis, analisou o nível de comprometimento do empresariado brasileiro com o ESG. Segundo o estudo, 74,2% dos empresários admite que o tema ESG é um assunto de grande relevância para as empresas. Para 62,3% dos empresários de companhias de diferentes portes, o compliance e práticas de governança são os assuntos mais prioritários na temática ESG.

A governança ganhou várias iniciativas na locadora UseCar. O primeiro passo neste sentido foi a chegada do novo diretor-geral Bruno Linhares há pouco mais de seis meses. “O Bruno veio do mercado. Ele tem uma pegada sustentável muito forte e tem sido muito importante no processo de governança da empresa”, avalia o gerente de produtos e novos negócios da UseCar, Charles da Silva Júnior.

Entre as ações de governança, a UseCar passou a tratar o processo de tomada de decisão de forma mais horizontal. “Criamos um canal direto com o conselho do grupo para que as ações sejam mais ágeis e transparentes. Além disso, temos desenvolvido uma série de projetos com o foco no colaborador, seja no incentivo a boas práticas ou até mesmo na estruturação de uma jornada completamente digital”, comenta Júnior.

Com olhar atento às inovações ESG e boas práticas de mercado, a UseCar tem crescido exponencialmente nos últimos anos. De 2018 para cá, a UseCar triplicou sua frota de veículos e deu um salto gigantesco em seu faturamento com reformulações internas e tecnológicas. Somente em 2021 a receita aumentou em 56% e a frota teve alta de 60%.

A conectividade e a jornada digital também são grandes apostas da UseCar na boa governança. “Estamos criando uma conexão entre todos os processos com a iniciativa de digitalizar a UseCar. Isso é governança na veia. Ter tudo registrado, tudo em sistema e conectado. Desta forma é possível ter rastreabilidade de todas as entradas e saídas de informações de todos os sistemas”, explica Charles Júnior.