Data comemorativa beneficia também cidades como Taubaté, São José dos Campos, Guaratinguetá e Lorena

Inaugurado em julho de 1980, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), recebia antes da pandemia cerca de 12 milhões de pessoas por ano, parte considerável delas em 12 de outubro, quando é celebrado o dia da Padroeira do Brasil. Mesmo em 2021, quando ainda eram necessárias medidas mais rígidas de distanciamento social, estiveram lá 5 milhões de fiéis.

Isso impulsiona a hotelaria e o turismo de todo o Vale do Paraíba. Cidades como Taubaté, por exemplo, se beneficiam demais da proximidade à Basílica, já que a pequena Aparecida, com apenas 36 mil habitantes, não tem uma infraestrutura que comporte tantos visitantes.

Além de sua localização estratégica para o turismo religioso, Taubaté oferece atrações culturais e ao ar livre. Entre elas estão os museus Mazzaropi e Monteiro Lobato, onde dá para conhecer melhor as obras do cineasta e do escritor, o Cristo Redentor, com suas maravilhosas vistas, a Cachoeira do Caipira e o Horto Municipal Renato Correia Pena, que tem lago, playground, trilhas para caminhada e ainda diferentes aves e árvores históricas, como o pau-brasil.

Sua gastronomia também tem despontado como atrativo, graças a estabelecimentos sofisticados como os restaurantes Viva e Lê Bistrô e a Prosa Cervejaria, e outros que apostam na culinária local, como o restaurante Moinho.

Para completar, a hotelaria local atende aos mais diversos tipos de viajantes, dos mais econômicos aos mais exigentes. Destaque para o Ibis Styles Taubaté, que fica a apenas 35 minutos / 42 km do Santuário Nacional e consequentemente é muito procurado.

Com decoração inspirada na temática musical, o hotel conta com área verde, parquinho de madeira, academia, piscina, campo de futebol e trilhas para caminhada. Há também um restaurante que faz sucesso, principalmente, pelo farto café da manhã.

Mais informações podem ser obtidas em www.ibisstylestaubate.com.br e nas redes sociais pelo perfil @ibis_stylestaubate.