Projeto viabilizado pelo Grupo Zelo em 2022 acontece até o mês de novembro

Cerca de 700 crianças de escolas públicas de Belo Horizonte, com idades entre 3 e 5 anos, estão tendo a oportunidade de estreitar relações com o Museu. O projeto, chamado O Museu Atravessa a Cidade, é uma iniciativa do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e tem patrocínio do Grupo Zelo, empresa mineira especializada em serviços funerários, que leva até os estudantes uma série de ações educativas, conteúdos científicos, culturais, étnico-raciais, entre outros, além da oportunidade de conexão com os conteúdos que ficam em exposição no Museu.

Ao todo serão visitadas 10 escolas, até o mês de novembro, tendo como foco crianças residentes de regiões de vulnerabilidade social da capital e com baixa pontuação no Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU). “A iniciativa propõe a descentralização do acesso à cultura e a ampliação do diálogo científico e cultural com a cidade. Uma forma de ampliar o alcance territorial do Museu, uma vez que desde 2016 as crianças da primeira infância atendidas pela Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte não podem mais realizar e participar de passeios, viagens e excursões sem a presença dos pais ou responsáveis legais”, explica Márcia Guimarães, diretora do MM Gerdau.

O Grupo de Apoio à Criança e Adolescente da Cabana e região, localizada em comunidade próxima ao Cemitério e Crematório Parque da Colina, é uma das instituições que irá receber a visita dos educadores do Museu. “Este é um trabalho cuidadoso, humanizado e que ajuda a ampliar a visão de mundo dessas crianças. Ficamos felizes em apoiar o Museu nessa iniciativa, que reflete valores importantes para a nossa sociedade e, principalmente, por podermos levar isso até uma comunidade vizinha às nossas operações”, explica Roberto Toledo, diretor regional de Operações e Sustentabilidade do Grupo Zelo.

Além das visitas

O projeto prevê, ainda, ações para perpetuar os aprendizados e diálogo com as práticas museais nessas escolas, por meio de formações para professores, realização de oficinas e intervenções teatralizadas. Além de prever também a construção e distribuição de um material pedagógico que incentive e possibilite a extensão do programa educativo da escola.

O kit pedagógico do “O Museu Atravessa a Cidade” é composto por amostras minerais, materiais para a reprodução das oficinas – moldes das máscaras africanas, argila, pigmentos minerais variados – e uma cartilha educativa, que contém informações gerais, tutoriais e conteúdos educativos relacionados às temáticas propostas.

“O objetivo desse material é que as escolas participantes sejam autônomas na criação de outras atividades e na multiplicação das ações do projeto em outros momentos, ampliando o acesso e a potência das atividades”, conclui a diretora do Museu.

Serviço:

O Museu Atravessa a Cidade

Visitas: Junho a Novembro de 2022Mais informações: https://mmgerdau.org.br/o-museu-atravessa-a-cidade/