Com patrocínio do Instituto Unimed-BH, um dos mais longevos festivais estudantis de teatro completa 22 anos, com uma programação que mescla o presencial e o digital. Podem se inscrever até o dia 25 de agosto (quinta-feira) estudantes de todo o país. Serão selecionadas propostas voltadas para teatro, rua, espaços alternativos e plataformas digitais.

O Festival Estudantil de Teatro está com inscrições abertas até o dia 25 de agosto, quinta, às 23h59horário de Brasília. Com 22 anos de trajetória, um dos mais longevos e importantes eventos na área de artes cênicas do país, aposta numa edição híbrida que reúne ações online e presenciais. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/INSCRIÇÃOFETO, disponível na bio do instagram @fetobh.

“Depois de uma experiência de pandemia, em que ficamos restritos somente ao meio digital, é impossível não sermos afetado. Por que não tirar proveito disso e ampliar as possibilidades desta edição?”, pondera uma das coordenadoras do festival, Luisa Monteiro.

Como todo ano, podem participar estudantes de todas as regiões do Brasil, independentemente do nível de escolaridade (Ensino Fundamental, Médio e Superior, cursos livres e técnicos). É permitida a inscrição de grupos compostos por participantes matriculados em diferentes instituições, que se formaram a partir de janeiro de 2021. “Mesmo que o estudante tenha precisado interromper os estudos durante o ano, ainda assim pode se inscrever no FETO”, informa a coordenadora.

A equipe de curadoria desta edição, formada por profissionais com trajetória reconhecida nas artes cênicas, vai selecionar 16 propostas, sendo oito na categoria Teatro na Escola e oito na categoria Escola de Teatro. Das 16 propostas, dez serão online e seis presenciais.

No caso do presencial, a curadoria aguarda propostas para rua, teatro e espaço alternativo. Já no online serão aceitas: cenas curtas, websérie, podcast, performance, leitura dramática e formatos híbridos, distribuídos nas seguintes modalidades: criações de minuto (propostas de até 2 minutos para feed de Instagram) e experimentos cênicos (propostas de 3 a 50 minutos para Youtube).

“Hoje com todo o contexto de diversidade cultural e de novas plataformas surgindo, vamos considerar também outraspropostas que não se adequam aos formatos pré-estabelecidos para esta edição. Porém é necessária uma justificativa consistente sobre o que está sendo proposto pelo estudante ou professor”, afirma Luisa Monteiro.

Ao se inscrever, o proponente se compromete em estar à disposição durante toda a programação do Festival, inclusive nas mesas e debates. A indisponibilidade nas datas e horários das atividades relacionadas à sua participação poderá ocasionar a desclassificação. As inscrições podem ser feitas por estudantes, grupos, instituições, um docente que mobilize seus estudantes a participar, ou ainda, por um coletivo de estudantes amigos que queira desenvolver uma ideia criativa. O resultado dos selecionados será divulgado até o dia 6 de setembro de 2022, nas redes sociais do @fetoteatro (instagram e facebook).

O FETO tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH (@institutounimedbh) por meio do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, via Lei de Incentivo à Cultura.

SOBRE O FETO

O FETO – Festival Estudantil de Teatro existe desde 1999, em Belo Horizonte, com a finalidade de valorizar, visibilizar e fomentar o teatro nas escolas, universidades, cursos livres e técnicos, de todo o país. O Festival também busca estimular a reflexão e o debate sobre o teatro estudantil e o universo da cena como um todo, bem como a formação de público, além de democratizar o acesso à cultura por meio de atividades destinadas a várias esferas da sociedade.

O FETO não é uma mostra competitiva e não possui premiações. É um festival que está na sua 22ª edição e que ano após ano, sobreviveu às dificuldades encontradas pela cultura no país. Isso só é possível porque o FETO é construído de forma coletiva pela Associação No Ato, grupos e artistas selecionados, instituições participantes e parceiros de longa data.

SERVIÇO

FETO 22ª edição – Programação toda online

Período de Inscrição: até 25/08, quinta

pelo link na bio do Instagram @fetoteatro: https://bit.ly/INSCRIÇÃOFETO

Divulgação do resultado: 6/09, terça

Facebook e Instagram: @FETOteatro