Para o período das férias de julho, a Casa Fiat de Cultura preparou uma programação para toda a família. Seja nos dias de semana ou aos sábados e domingos há opções que unem arte, lazer e aprendizado. Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.

O papel é um conhecido aliado da arte, normalmente usado como suporte para abrigar diversas técnicas artísticas. Mas, no Ateliê Aberto de Férias “Desenho com papel, da prancheta para as paredes”, o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura convida o público a experimentar uma nova forma de utilizá-lo. Por meio de colagens, sobreposições, cortes, recortes, rasgaduras e dobras, o papel será transformado em matéria-prima para a criação de desenhos autorais, como uma espécie de “lápis”, capaz de reproduzir diversas texturas e cores no desenvolvimento de imagens criativas. O ateliê será realizado sempre aos sábados, dias 9 e 16 de julho, às 10h30 e às 14h30. Crianças e adultos de todas as idades podem participar, sem necessidade de inscrição prévia.

Já nos sábados seguintes, dias 23 e 30 de julho, o foco será a chamada nona arte, durante a Oficina de Férias “Quadrinhos: narrativa visual pop”. A narrativa visual dos quadrinhos contemporâneos ganhou o público por meio das tiras em jornais e revistas e hoje é um dos maiores mercados literários do mundo. Na oficina de férias da Casa Fiat de Cultura, o público poderá conhecer melhor esse estilo e produzir uma história em quadrinhos, trabalhando as estruturas básicas do gênero, como o quadro/requadro, o recordatório, as onomatopéias e as metáforas visuais. A oficina também é para todas as idades, com horários diferenciados para cada faixa etária. Para as crianças de 6 a 13 anos, a atividade será realizada das 10h às 12h, e para o público a partir de 14 anos, acontecerá das 15h às 17h. As inscrições podem ser feitas pela Sympla.

No domingo, dia 24 de julho, às 11h, o convite é para a Visita Mediada “Passeio pela história”. O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura guiará o público em uma visita patrimonial à Praça da Liberdade, abordando dados históricos, arquitetônicos e patrimoniais dos edifícios, além de algumas lendas que envolvem esses lugares. O passeio também apresentará aos visitantes o painel Civilização Mineira, de Candido Portinari – em exposição permanente no hall da Casa Fiat de Cultura –, discutindo aspectos estéticos e temáticos da obra e seu processo de restauração. No percurso histórico o grupo passará diante do Palácio da Liberdade, e visitará os jardins da Casa Fiat de Cultura, onde está a Capela de Santana, construída no final dos anos 1950.  As inscrições podem ser feitas pela Sympla.

Exposições em cartaz

Além das atividades do ateliê e da oficina, a Casa Fiat de Cultura inaugura, no dia 14 de julho, a exposição “Gemini”, de Rogi Silva e Clémence Bourdaud. Baseada em uma história em quadrinhos, a mostra é fruto do diálogo entre os dois artistas – um brasileiro e uma francesa – que desenham de maneira metafórica suas experiências. Na exposição, a HQ é transportada para uma instalação digital e interativa, narrando a história de uma mulher que, depois de comemorar o Dia da Festa Nacional Francesa, dorme ao som dos fogos de artifício e sonha com suas próprias silhuetas. Elas dançam e se divertem juntas, até que um dos perfis foge para o mundo real.

A mostra também inclui reproduções de desenhos dos livros “Jardins de coisas ferozes”, “Não tenho uma arma”, “Pumii do vulcão”, “Aterro”, “Mergulhão” e “Confissão a Esfinge”, de Rogi Silva. A exposição é uma parceria entre o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, a Aliança Francesa de Belo Horizonte e a Casa Fiat de Cultura e integra a programação do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) e do Festival Liberté, da Aliança Francesa.

O público também poderá conferir a mostra do artista Ian Gavião, “Entre o sono e a vigília”, na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura. A exposição reúne dois vídeos e um conjunto de sete esculturas moldadas em parafina preta, obras criadas a partir do diálogo entre a literatura e a performance artística. As obras circulam entre dois mundos, entre o velar e o dormir, sobrevoam por uma realidade repleta de mistérios, abrindo espaço para o imaginário e a fabulação.

A exposição poderá ser visitada presencialmente até 14 de agosto e, também, pelo tour virtual disponível no site da Casa Fiat de Cultura. No dia 7 de julho, ainda será possível participar de uma visita virtual mediada pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, com tradução simultânea em Libras. Os interessados podem se inscrever pela Sympla.

 

SERVIÇO:

Programação de férias da Casa Fiat de Cultura

Ateliê Aberto de Férias “Desenho com papel, da prancheta para as paredes
9 e 16 de julho de 2022
Horários: 10h30 e 14h30
Não é necessário fazer inscrição prévia, mas as vagas estão sujeitas à lotação do espaço.
Menores de 12 anos podem participar acompanhados por um responsável.
Participação gratuita.

Oficina de Férias “Quadrinhos: narrativa visual pop”
23 e 30 de julho de 2022
Para as crianças de 6 a 13 anos: das 10h às 12h
Para o público a partir de 14 anos: das 15h às 17h
Inscrições gratuitas pela Sympla

Visita mediada “Passeio pela história”
24 de julho de 2022, às 11h
Ponto de Encontro com o público: 10h30, no hall principal da  Casa Fiat de Cultura
Inscrições gratuitas pela Sympla

Exposição Gemini
De 14 de julho a 14 de agosto de 2022Visitação presencial: terça a sexta-feira, das 10h às 19h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Exposição virtual “Entre o sono e a vigília”– Ian Gavião na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura
Até 14 de agosto de 2022
Visitação presencial: terça a sexta-feira, das 10h às 19h; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br
Visita virtual mediada à exposição: 7 de julho, às 19h. Inscrições gratuitas pela Sympla.

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Horário de Funcionamento

Terça a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-890
www.casafiatdecultura.com.br
casafiatdecultura@stellantis.com
Instagram: @casafiatdecultura
YouTube: Casa Fiat de Cultura