Com oferecimento da Gerdau, tradicional festival de Ouro Preto expande programação para capital e cidades do interior para marcar seus 20 anos

Em 2022, quando completa duas décadas, o Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz – festival de jazz pioneiro em Minas Gerais – extrapola suas atividades da sua terra natal. Neste ano, Belo Horizonte também receberá uma intensa programação no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, no período de 13 a 30 de julho, reunindomúsica, exposição e debates literários com temática musical. (Veja programação abaixo).

Considerado um dos maiores festivais de jazz do país e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat, o Tudo é Jazz deste ano fará homenagem à sua idealizadora, Maria Alice Martins (agosto 1951 – novembro 2020) e tributo a Frank Sinatra. Assina a curadoria do festival, o pianista e compositor Tulio Mourão e a direção geral é de Rud Carvalho.

Segundo o diretor do festival, a partir da análise e reflexão sobre as comunidades impactadas pelo evento nestes 20 anos, nasceu o desejo de ampliar e fortalecer o Tudo é Jazz, levando diversas atividades gratuitas ao público. “As localidades foram contempladas tendo em vista seu perfil social, contexto histórico, geográfico, demografia, necessidades e expectativas”, explica Rud Carvalho, ao citar os municípios e distritos mineiros eleitos: São Gonçalo do Bação (distrito de Itabirito), Miguel Burnier (distrito de Ouro Preto), Ouro Branco, Moeda, Catas Altas, Congonhas, Belo Horizonte, além de Ouro Preto, que acontecerá no período de 30 de julho a 07 de agosto e contará, como sempre, com uma extensa programação de shows nacionais e internacionais como Madeleine Peyroux , Ana Canas e Tributo a Frank Sinatra com Wilson Sideral, Carla Scena e Jazz Big Band Bauru, dentre outros.

Tulio Mourão completa que, nesta edição, a curadoria procurou compor conteúdos para palcos, praças, teatros, salas de aula e espaços diferenciados, como a sombra de uma amendoeira, num pequeno distrito do interior. “Tudo isso para adequar a programação, que inclui ainda oficinas, palestras e rodas de conversa, a cada localidade num sinal de respeito às suas respectivas características”.

Há mais de três décadas em Minas Gerais, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, patrocinou a primeira edição do festival, ainda em 2002. “Voltamos nessa edição especial do Tudo é Jazz, celebrando a trajetória do gênero musical no Estado e proporcionando à sociedade mineira a oportunidade de apreciar música de altíssima qualidade”, comenta Wendel Gomes, diretor executivo da empresa. “Pela primeira vez, o festival sai da sua cidade natal de Ouro Preto para levar oficinas, shows e conhecimento para outros municípios mineiros, onde a Gerdau mantém suas operações”, acrescenta. 

O Tudo é Jazz é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, apresentado pela Gerdau e conta também com o aporte do Instituto Cultural Vale. A Gerdau também é patrocinadora do festival por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O festival conta ainda com apoio das prefeituras de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e  Itabirito.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA EM BH (não é necessária a retirada de ingressos)

Ø  Exposição 20 anos do  festival TUDO É JAZZ com fotos do fotógrafo Eduardo Trópia e curadoria do fotógrafo Guilherme Horta

Data: 13 a 30 de julho  

Horário: 12 às 18 horas de terça a domingo e quinta-feira, das 12 às 22 horas.

Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, número 680 – Funcionários – Belo Horizonte.

Ø  Apresentações musicais:

Dia Nacional do Rock – Rock é no Metal com a Banda Midnight Mocca

Data: 14 de julho (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Show de Magno Alexandre Quarteto

Data: 16 de julho (sábado)

Horário: 16 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Show do Duo Foz

Data: 21 de julho (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Show Gabriela Pepino

Data: 21 de julho (quinta-feira)

Horário: 20 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Show da Happy Feet

Data: 23 de julho (sábado)

Horário: 16 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau

Ø  Debate literário:

Tudo é Jazz convida Sempre um papo: Tulio Mourão e Chico Amaral conversam com Afonso Borges

Data: 28 de julho (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Praça de Convivência do MM Gerdau