Os meses mais gelados do ano intensificam o volume de gás gasto na rotina de casa. Isso porque, além do maior uso do fogão com a interferência no tempo de cozimento dos alimentos, a queda de temperatura contribui para banhos mais quentes, afetando principalmente residências que utilizam o botijão também fora da cozinha. 

Multiuso e versátil, o GLP pode aquecer chuveiros, ambientes internos e externos, assim como lavadoras e secadoras de roupas e geradores de energia e passam a fazer mais parte da rotina. Com maior frequência de uso, é importante pensar em economia na hora de trocar o botijão, por isso o Chama traz dicas que visam a redução do consumo desse item que já consome quase 10% do salário mínimo.

  • A temperatura da água faz diferença 

Seja para uso no chuveiro ou nas torneiras, a água que chega até nossas casas está em temperatura ambiente – sendo assim, em dias mais frios ela é mais gelada, exigindo maior desempenho dos aquecedores a gás e até do fogão, já que, com a água mais fria, o tempo de cocção dos alimentos aumenta.  

Na hora do banho recomenda-se não utilizar a temperatura máxima do equipamento. Isso evita que o aquecedor necessite de mais combustão para esquentar a água. Já na cozinha, panelas menores auxiliam o aquecimento mais rápido dos alimentos e ao tampá-las, o calor não se dissipar no ar. Ambos os truques deixam as refeições prontas em menos tempo e assim, o gás também é desligado antes. 

  • Atente para cor das chamas 

Assim como no fogão, chamas alaranjadas são sinais de atenção. É possível que o aquecedor esteja desregulado ou a passagem de gás esteja obstruída por causa de sujeira acumulada – isso pode afetar o consumo do gás. Fique atento às condições das peças e conexões, mantendo a manutenção adequada da ducha.

  • Use e abuse do calor humano 

O calor natural do corpo ajuda no aquecimento, por isso ambientes vazios demoram mais para aquecer. Apesar dos aparelhos a gás terem melhor rendimento térmico, deixá-los aquecendo o banheiro enquanto não há ninguém dentro, por exemplo, torna o processo mais longo. 

  • Evite banhos demorados 

O uso dos aquecedores a gás tem maior vazão de água permitindo banhos mais curtos, já que é possível se enxaguar em menos tempo. Dessa forma, além de economizar o uso do botijão de gás, também é possível poupar água. Se a família é grande, organize a agenda para que os banhos aconteçam em sequência – com isso a água já está quente e necessita uma chama menor para chegar à temperatura ideal.

  • Cozinhe menos vezes por semana

Uma ótima dica para economizar o gás é cozinhar menos vezes durante o mês. Se ainda não souber qual receita vai fazer, pré-cozinhe vários alimentos (arroz, feijão, legumes etc.) e deixe as porções armazenadas, poupando tempo e gás. Outra opção é preparar refeições em grande quantidade e congelar marmitas, deixando apenas para finalizar os pratos apenas no dia em que for levar à mesa.