Até o dia 30 de junho, mais de cem pontos em Minas Gerais vão receber as doações

Somente a união para amenizar as adversidades do frio vivenciadas pelas pessoas em situação de rua e em comunidades vulneráveis Minas Gerais afora. Com recordes de baixas temperaturas registradas em todo o estado, a luta dos desabrigados neste período tem sido, acima de tudo, pela sobrevivência. Buscando viabilizar melhores condições para que essas pessoas consigam suportar os efeitos adversos do clima, nove shoppings de Belo Horizonte se uniram ao Sistema Fecomércio MG, sindicatos empresariais, e projetos como o Transforma BH e o Tio Flávio Cultural, para arrecadarem agasalhos, roupas, meias, mantas, cobertores, entre outras peças que estejam em bom estado de conservação. As doações podem ser feitas até o dia 30 de junho e serão destinadas à instituições de apoio em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais.

Na capital mineira, os shoppings Cidade, Del Rey, Estação BH, ViaBrasil Pampulha, ViaShopping Barreiro, ItaúPower, Minas Shopping, Centerminas e Minascasa, contam com estruturas destinadas à captação das doações. De acordo com Gustavo Oliveira, diretor de operações do grupo LGN, que administra o ViaShopping Barreiro e o ViaBrasil Pampulha, a grande circulação de pessoas nos empreendimentos do grupo gera uma conversão bastante positiva nas campanhas sociais abraçada pelos empreendimentos. “Na última edição, conseguimos encher quatro carrinhos de compras repletos de cobertores e roupas de frio. Foi um número bastante significativo e que queremos superar neste ano”, confia.

No Shopping Cidade, a campanha tem sido reforçada principalmente através do projeto infantil Cidade Kids, que oferece entretenimento gratuito para a meninada aos domingos, mas que desde o início da ação tem pedido a colaboração dos pais dos participantes. “Sempre nos envolvemos em ações solidárias, pois acreditamos no nosso papel transformador e social. Ver um pai levando seu filho para uma atração cultural, e ainda o ensinando sobre a importância da caridade e da empatia através de um gesto, mostra que estamos no caminho certo”, revela Marcela Castro, gerente de marketing do Shopping Cidade.

Na região da Pampulha, o Shopping Del Rey é o destino para quem deseja contribuir com esse movimento e levar um pouco mais de conforto às pessoas em vulnerabilidade social. As doações, em bom estado de conservação, podem ser entregues no posto de coleta montado ao lado do SAC no 2º piso. “Hoje, os shoppings têm uma missão que vai muito além do seu negócio principal. Somos um espaço à serviço da comunidade e estamos, constantemente, em busca de oportunidades para auxiliar quem mais precisa. Temos reforçado a comunicação da campanha em nossos veículos institucionais e mobilizados lojistas, clientes e frequentadores para abraçarem esse movimento tão necessário. Inclusive, abriremos o nosso canal da assistente de compras por whatsapp como uma opção para quem quer contribuir sem precisar sair de casa”, afirma Juliana Trindade, gerente de marketing do Shopping Del Rey.

No Vetor Norte de Belo Horizonte, o Shopping Estação BH decidiu ampliar o prazo para as doações até o dia 10 de julho. “Vamos repassar nossa arrecadação aos idealizadores da campanha no dia 30, mas seguiremos recebendo as doações, pois nessa época do ano toda ajuda para combater o frio é bem-vinda”, declara Letícia Amaral, gerente de marketing do Shopping Estação BH.

Além dos shopppings, 17 unidades do Sesc em Minas Gerais, 23 unidades do Senac no estado, além das lojas do laboratório Hermes Pardini da Pampulha, Mangabeiras, Venda Nova, Eldorado, Alípio de Melo, Barreiro, Buritis, Belvedere e Niquelina, e 76 unidades da Drogaria Pacheco espalhadas pelo estado, também estão aptas a receberem as doações.

Para quem deseja participar da campanha, mas não consegue ir até um dos pontos de entrega, ou então não possui peças para a doação, pode ajudar de maneira simples e remota. Basta realizar a compra do Cobertor Casal Parati (R$ 25,99) no site da loja Enxovais Monte Santo, e usar o cupom Fecomércio22.