A manutenção correta e periódica de equipamentos de ar-condicionado pode evitar diversas doenças respiratórias. O acúmulo de sujeira nesses aparelhos pode gerar desde mau cheiro até a aglomeração de fungos e bactérias nocivas ao sistema respiratório humano desencadeando infecções pulmonares e problemas alérgicos, como rinite, asma e sinusite.

Empresas como a concessionária Banzai Honda, de Belo Horizonte, oferecem o serviço de limpeza do sistema de ar-condicionado através do processo de Oxi-Sanitização. A técnica tem como principal finalidade reduzir ou até mesmo eliminar micro-organismos como vírus, fungos e bactérias, além de moléculas portadoras de odores e outros agentes causadores de doenças, explica o Gerente de pós-venda da concessionária, Rogério Pedrosa. 

Segundo Pedrosa, a tecnologia consiste em um aparelho   com tecnologia de última geração cuja função é a formação de ozônio (O3) no interior do veículo e do sistema de ar-condicionado. Esse processo gera reações pontuais e é capaz de sanitizar o sistema de ar-condicionado, sem nenhum produto químico, e sem a geração de resíduos e odores.

“A Oxi-Sanitização é o processo de limpeza com a melhor relação entre custo e benefício, com eficiência comprovada. Além disso, é um serviço rápido, o veículo que passa pelo processo pode ser liberado para o cliente 10 minutos após o término do processo “, explica.

O alerta é para ficar sempre atento com o sistema de ar do veículo. Se for notado mau cheiro ao ligar o ar condicionado, é sinal de que a limpeza precisa ser feita. Atenção especial para veículos que circulam em locais mais poluídos, como os grandes centros urbanos e áreas industriais, esses, segundo Pedrosa, precisam fazer uma manutenção mais recorrente.

Outra dica importante do especialista é a de prestar atenção no uso do equipamento. Se o veículo ficar muito tempo sem usar o ar-condicionado, recomenda-se ligá-lo por alguns minutos semanalmente para garantir uma melhor lubrificação e funcionamento adequado do sistema e também para reduzir a aglomeração de micro-organismos nocivos à saúde humana no equipamento. Não esquecer de verificar o estado do filtro de cabine se o seu veículo o possuir.

A falta da limpeza pode causar desde reações alérgicas e irritações até quadros mais graves como pneumonia, sendo essa última causada pela bactéria Legionella pneumophila. A bactéria é agressiva, capaz de desencadear uma pneumonia grave e de rápida evolução até mesmo em pessoas jovens e sadias. O microrganismo pode sobreviver na água dos dutos do ar-condicionado e disseminar-se pelo ar, que é inalado no ambiente. A infecção é mortal se não for tratada precocemente.