O programador Bendev Júnior enumerou e organizou um top três das linguagens de programação que estão mais em alta no Brasil em 2022. Além de elaborar essa lista e defini-la, o profissional indicou ainda uma plataforma para que os iniciantes possam sanar possíveis dúvidas. 

Bendev citou inicialmente que, apesar da lista, as tecnologias estão em constante desenvolvimento e aprimoramento.

A ordem apontada por Bendev tem a JavaScript em primeiro lugar, seguida das HTLM/CSS – que segundo ele não é uma linguagem de programação mas sim uma linguagem de marcação, embora não deixe de ser uma tecnologia – e Python em terceiro.

“Para entendermos a colocação, é preciso primeiro apontar porque o Javascript tão popular e recomendo o estudo sobre ela: porque ela é uma linguagem muito escalável e pode ser usada em várias áreas na tecnologia, seja para criação de um site ou até um aplicativo móvel. Até para aplicativos para tv ela está sempre presente”, citou Bendev.

Conforme Bendev, o que fica claro é o alto poder do JavaScript. “São muitas oportunidades e cada vez mais vagas são abertas. Podemos ir além e dizer que a tendência continua sendo essa. É uma tecnologia vasta e totalmente dominada tanto para aplicação em servidores quanto nas aplicações que ‘rodam’ para os usuários. Como especialista, assino em baixo nisso”, completou.

A segunda, segundo Bendev, é indispensável à web. Por isso, para falar sobre, é preciso trazer um contexto para quem é de fora da área de tecnologia.

“O HTML é uma linguagem de marcação que é usada para criar documentos web, que são lidos pelos navegadores, seja no computador, celular ou até mesmo por smartvs. Dito isso, podemos considerá-la a principal linguagem para o desenvolvimento de um website ou sistema web”, disse Bendev Junior.

Seguindo a subdivisão do segundo lugar, a CSS, ainda conforme Junior, é a linguagem de marcação de estilo que chamamos de cascata. “Ela serve para colocar vida, cores e, em alguns casos, até animação no site. Ou seja, numa rápida comparação, podemos dizer que ela é como uma tinta para um quadro”, explicou.

Outra preferida de Bendev é uma das que ele mais recomenda o estudo é a terceira colocada da lista elaborado por ele.

“Python é uma linguagem de alto nível de programação de fácil aprendizado. Recomendo muito para quem está na área, ou não, que aprenda sobre ela por conta da ligação com a área de análise de dados e ciências da computação”, afirmou.

Outro conselho do programador  aos mais novos na área é a necessidade de criação de ferramentas que podem facilitar o ingresso de novas pessoas em determinadas áreas.

“Não faz muito tempo que, com o advento mais forte das tecnologias de criptomoedas, criei um notificações simples em Python que me passa um relatórios semanal sobre altas e baixas das cripto. Isso pode auxiliar muitos que pensam em entrar no mundo de investimentos”, finalizou.