Tembici, empresa líder no segmento, já contabilizou mais de 60 milhões de viagens e oferece o projeto nas principais capitais do sudeste do país

Belo Horizonte está com chamamento aberto em edital para implementar as conhecidas bicicletas compartilhadas na cidade. A Tembici, responsável pelo principal sistema desse modelo na América Latina (e que vem contribuindo com uma mobilidade mais eficiente, econômica e sustentável), apresentou proposta nesta semana para implantação de sistema de bicicletas compartilhadas na cidade. O sistema proposto inclui predominantemente bikes elétricas, uma vez que a cidade possui topografias acentuadas.

“Estamos ansiosos e empolgados com a possibilidade de chegar à capital mineira. Temos contribuído com uma mobilidade urbana mais sustentável e inteligente nas praças em que atuamos e queremos que as bicis cheguem a cada vez mais pessoas”, comenta Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici. 

“Queremos trazer a bicicleta elétrica para a cidade,  porque é um produto muito desejado pelos usuários das praças em que atuamos. Além de todo seu conforto, a e-bike expande a possibilidade de uso diário uma vez que facilita deslocamentos mais longos e com diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala. É um modal que impacta diretamente também na economia financeira de até 90% mensal nos gastos com transporte, pois permite a integração de curtas e curtíssimas distâncias com modais de massa a um valor muito acessível”, explica o executivo.

A empresa também é responsável por projetos que visam a democratização da bicicleta como modal de transporte. O projeto iFood Pedal, fruto da parceria com o iFood, já registrou cerca de 2 milhões de pedidos entregues com bikes elétricas e bikes convencionais compartilhadas, evitando a emissão de 468 toneladas de CO2 na atmosfera. O projeto é o primeiro serviço do mundo a oferecer aluguel de bicicletas exclusivo para entregadores. As empresas expandiram para Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre, além das atuais São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 2.500 bikes elétricas em todo o país até o final deste ano.

A empresa possui investimentos constantes relacionados à ESG, como a contribuição direta da bicicleta na redução de emissão de carbono, e projetos sociais, como o Doe 1 Viagem, que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social de instituições, como a CUFA – Central Única de Favelas e o Nordesteusou. Em 2022, a Tembici também prevê  ampliar ainda mais sua governança em relação a essa agenda, com novas atividades alinhadas às tendências mundiais de investimentos mais sustentáveis.