Iniciativa em conjunto com a prefeitura municipal tem como objetivo implementar a lei 10.119/2011, que cria regras e disciplina a circulação de veículos de tração animal

Para contribuir com a regulamentação da atividade de veículos de tração animal que circulam nas vias públicas de Belo Horizonte, alunos e professores do curso de medicina veterinária da Una Linha Verde – instituição do ecossistema Ânima Educação – participam de uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Guarda Municipal e BHtrans. 

“Ainda existem muitos trabalhadores que utilizam os equinos em veículos de tração para o sustento de suas famílias. A iniciativa dos órgãos públicos municipais com a faculdade tem como objetivo implementar a lei 10.119/2011, que cria regras e disciplina a circulação de veículos dessa categoria. Além das vistorias e emplacamentos das carroças, tem todo o trabalho com os animais, que recebem um microchip de identificação, vacinas, vermífugos e passam por controle carrapaticida”, explica a médica veterinária e professora, Bruna Rocha.

Segundo ela, os cavalos com ferimentos ou avaliados como clinicamente impedidos de trabalhar, são encaminhados para tratamento na clínica da instituição de ensino ou outros centros veterinários integrantes do projeto. “Além de contribuir com a situação destes animais, o projeto possibilita que o estudante adquira experiência, maturidade e vivencie situações reais que o capacitem para o mercado de trabalho”, diz. 

O curso de medicina veterinária da Una também é voluntário no atendimento e acolhimento de animais que se encontram soltos nas ruas e rodovias ou em situações de maus tratos. A faculdade faz o acolhimento, oferece atendimento clínico, alimentação adequada, exames complementares, banho carrapaticida, vermifugação e tratamento odontológico.