Em manifestação na tarde desta segunda-feira (3), em frente a Câmara Municipal de Belo Horizonte, a Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de BH e Região Metropolitana (AUTC) veio reivindicar diretamente aos vereadores, uma solução para a interminável crise que assola o transporte coletivo da capital.

Os manifestantes espalharam faixas pelo local com diversas reivindicações. Além do transporte público, pessoas moradoras da Vila Maria reivindicavam por direito a moradia. Um grupo colou fogo em pneus e bloqueou o trânsito na Avenida dos Andradas em frente a Câmara Municipal de Vereadores (CMVBH) sentido centro.

Dentro das manifestações o vereador sem partido, Gabriel Azevedo, foi escolhido para receber o prêmio “CATRA CARRASCO” como a Personalidade que mais prejudica os usuários do transporte público de Belo Horizonte.

Segundo o presidente da AUTC – Francisco de Assis Maciel, o vereador foi a principal figura na destruição da BHTRANS –”Ele acabou com a memória técnica, a autoestima, e a dignidade dos funcionários”. Maciel destacou que o vereador recriou o ISSQN e CGO – colocando mais uma conta nas costas do trabalhador que no final vai pagar a conta.

“Veja que contradição, a Câmara de Vereadores reeditou dois impostos (ISSQN e CGO) que um seria para beneficiar as operações de uma empresa que eles fecharam que é a BHTrans, e o outro que irá recolher dinheiro do trabalhador para colocar no caixa da PBH e, em troca, o trabalhador vai ganhar uma tarifa mais cara , ou seja, o trabalhador usuário do transporte público vai subsidiar a cidade, ao invés da cidade subsidiar a tarifa do transporte para o trabalhador”.

Outro ponto muito questionado pela entidade, que aponta uso político do tema, foi o Auxílio Transporte o VT Social, que poderia beneficiaria milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que foi descartado pelos vereadores.

“Eles barraram o Projeto de Subsídio ao Transporte, A única solução possível para a crise estrutural do setor hoje”, ressaltou Maciel. “E o pior, o ato do vereador ainda apertou o gatilho que garantiu as empresas uma decisão liminar favorável ao reajuste imediato da passagem para R$ 5,85”, concluiu.

Procuramos a assessoria do vereador Gabriel Azevedo para comentar, mas ainda não tivemos retorno.

A Associação confirmou presença em frente a PBH na próxima quinta-feira. dia da reunião marcada pelo prefeito Fuad Noman, que prometeu dar uma resolução para a crise do transporte e que terá a presença de representantes do SetraBH, CMBH e MPMG. A AUTC prometeu pressionar os políticos por uma solução imediata para o problema.