O executivo Júlio Damião destacou a importância da visão estratégica do profissional de finanças para tomada de decisões e geração de valor para a empresa

Leitura de cenários internos para avaliar melhores oportunidades e riscos, acompanhamento pontual das tendências globais e seus possíveis desdobramentos, característica e postura que diferenciam os grandes profissionais de finanças de hoje, foram alguns dos temas abordados na palestra do presidente do IBEF-MG, Júlio Damião, na última quinta-feira, para alunos da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Segundo Damião, o mundo está cada vez mais conectado, com processos e economias interligadas e interdependentes, as empresas precisam encontrar a melhor maneira de lidar com um número crescente de desafios e antecipar as tendências do futuro.

“Diante desse complexo e turbulento cenário, entender o ambiente local e global e os impactos das mudanças deste novo cenário são premissas essenciais na adaptação das mudanças nos processos empresariais. O profissional de finanças está cada vez mais estratégico, preciso saber fazer as leituras corretas preparando a empresa para momentos difíceis e também, para aproveitar as oportunidades. Os momentos de turbulência propiciam às empresas o aumento da vantagem competitiva e a área financeira é fundamental neste processo”, destacou.

O executivo destacou também a importância de compartilhar o conhecimento com os mais jovens, “É muito gratificante dividir conhecimento, falar para estudantes é ainda mais especial, pois estamos fazendo o nosso papel na formação de profissionais do futuro, temos uma grande responsabilidade com esta geração, o IBEF-MG é um ambiente de profissionais altamente competentes, que entregam resultado e fazem diferença nas empresas, temos que levar este conhecimento para as escolas, os alunos valorizam muito o mundo corporativo”, ressaltou o executivo.

Link com aula completa: https://www.youtube.com/watch?v=pyxxoQ_NTbU