Escritora e defensora dos direitos humanos, Barbara Becker convida leitor a encontrar nas perdas o cerne da própria existência em novo livro publicado pela VR Editora, selo Latitude

A escritora e defensora dos direitos humanos Barbara Becker presenciou inúmeras perdas desde a juventude: avós, pai, mãe, tia, colegas de trabalho, animais de estimação e vizinhos. Foi a partir do diagnóstico terminal de sua melhor amiga de infância, Marisa, que Becker buscou o significado do que é ser mortal e qual o sentido de viver sabendo que a morte é o fim. Esta dúvida enraizada na autora deu origem à obra Morte: a essência da vida – Como encontrar nas perdas o cerne de nossa existência, publicada no Brasil pelo Selo Latitude da VR Editora.

Cada um dos 22 capítulos que compõem o livro é dedicado a detalhar uma experiência de luto e como Barbara encontrou nestas perdas a essência do próprio existir. Ela utiliza a palavra ‘cerne’, núcleo central que sustenta uma árvore, ao explicar que a morte é essencial para que a vida aconteça. “Na ecologia perfeita de uma árvore, a morte é o coração da vida, e a vida nutre a essência duradoura da morte. Assim é conosco: a vida e a morte não podem existir separadas”, explica a autora.

“[…] todos esses grandes amores da minha vida se foram. Sinto saudades de cada uma delas. Às vezes, ainda acordo chorando. Aprendi que essa dor é parte da minha jornada. No entanto há algo mais, uma essência alentadora que permanece depois de cada morte, de cada partida. Todas essas pessoas – meus avós, meus pais, Marisa e outras – se tornaram parte do meu cerne.” (Morte: a essência da vida, p.12)

Com um olhar atento para o que faz a existência valer a pena, Becker compartilha histórias pessoais em que a vida e morte se cruzam de formas inesperadas: um dos exemplos é quando o pai ficou viúvo e conheceu a mãe da autora, dando origem a sua própria existência. Durante as 184 páginas, lições de cada perda são relembradas e como foram capazes de mudar a visão sobre mortalidade da escritora, além da forma como vive.

Morte: a essência da vida é um guia repleto de mensagens reconfortantes em que Barbara Becker conta sobre o poder de se abrir à morte para aprender sobre o que é vida. Segundo ela, só assim será possível mergulhar na sensação de liberdade, única maneira de viver sem arrependimentos.