Números são relacionados à comercialização de automóveis e comerciais leves usados. Empresas de seminovos como o Carbig.com pegam carona no forte aquecimento do setor e investem em novas unidades

Os dados revelados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) sobre a venda de carros seminovos no país, no mês de março, mostram que o setor continua aquecido, apesar da retração dos últimos meses frente a 2021, ano que o segmento bateu recorde de vendas histórico. Segundo a Fenabrave, foram comercializadas 782.410 unidades de automóveis e comerciais leves em março, uma alta de 28,89% em relação a fevereiro (607.057).

O poder de recuperação do setor de seminovos ainda é um estímulo às revendedoras. Apesar da forte valorização do carro, ele ainda continua com preços mais atrativos e sendo uma boa opção diante da falta de carros zero km no mercado.

Quem tem se projetado com o aquecimento do setor é o Carbig.com, marca de seminovos do Grupo Carbel, tradicional empresa do setor automotivo. Criado em 2019, a empresa já é a maior revendedora de carros seminovos no Estado, com 14 lojas. No ano passado, o Carbig inaugurou duas unidades, uma em Contagem, no Só Marcas Auto Shopping, e outra no Portal Auto Shopping, na região noroeste de BH.

Neste ano, o Carbig ampliou sua atuação para além das fronteiras da Região Metropolitana de Belo Horizonte e inaugurou, em março, sua 14ª unidade, a primeira na cidade de Uberlândia, no triângulo mineiro. 

Os planos de expansão da rede de seminovos não param por aí. Ainda neste ano a empresa deve anunciar novos investimentos.  “Temos um projeto de expansão bem estruturado para levar o modelo de atendimento ao cliente com ofertas e variedades para cidades de Minas e também para fora do Estado. O nosso índice de satisfação do cliente é acima de 90% e isso confirma que estamos no caminho certo”, diz Felipe Pessoa, diretor do Carbig.com.

Pessoa explica que o ritmo de vendas da empresa é fruto da capacidade do setor de absorver as necessidades dos consumidores. “Tivemos vários fatores que influenciaram nas vendas pelos usados. Um deles foi a incerteza econômica que levou muitos clientes a escolherem um veículo com melhor custo-benefício. Neste ano ainda tivemos a paralisação de muitas montadoras pela falta de componentes. Com poucos carros zero km no mercado e a demora acentuada na entrega, a opção de muitos foi o usado”. E acrescenta. “O diferencial do Carbig.com é que temos 14 lojas espalhadas na cidade com o maior e mais diversificado estoque. Além disso, contamos com várias ferramentas importantes de visualização online no nosso site.”

O diretor ressalta ainda que os seminovos Carbig.com são todos vistoriados antes de serem colocados à venda.  “Nosso cliente recebe um carro que foi vistoriado e passou por uma rígida inspeção para garantir a certificação de dados, lataria e estrutura. Além disso, certificação de quilometragem, procedência, garantia estendida e excelentes planos de financiamento com taxas especiais”.