Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, espaço será entregue dia 8 de abril, às 18h

O bairro Savassi, em Belo Horizonte, vai ganhar um espaço público de interação e leitura com a inauguração de um parklet, dia 8 de abril, às 18h. Com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espaço estará localizado na rua Fernandes Tourinho, 274 (em frente a Quixote Livraria).

De origem estadunidense, o parklet é uma mini praça anexa à calçada, normalmente feita de madeira que pode ocupar até duas vagas de carro, com o objetivo de oferecer uma área de lazer e convívio para pedestres e ciclistas. O projeto Cidades Criativas propõe criar um espaço público de interação social com a implementação da estrutura modular que amplia o espaço da calçada.

O parklet contará com uma biblioteca coletiva com cerca de 100 livros disponíveis para empréstimo, incluindo títulos de literatura, artes visuais, teatro, música, entre outros. O espaço também será equipado com espreguiçadeiras, carregadores de celular via placas solares, pontos pet e wi-fi gratuito por 12 meses. Durante o evento de inauguração, haverá artistas locais para o lazer e entretenimento dos visitantes. Haverá também uma palestra de contrapartida junto aos alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, com rodas de conversa para discutir a importância da leitura e da cultura.

A diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas, Ana Gabriela Dias Cardoso, destaca a importância do projeto para a comunidade. “Para nós é uma alegria apoiar este projeto que coloca em prática conceitos importantes como sustentabilidade, educação e incentivo à leitura. Ao entregar este espaço para a cidade, no ano em que a Usiminas comemora 60 anos de operação, esperamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento dessa região tão importante, cheia de vida em Belo Horizonte e onde está localizada a nossa sede”, salienta.

O parklet em Belo Horizonte é uma ação do projeto cultural Cidades Criativas, idealizado pela Numen Produtora, o qual conta com a coprodução da Soul Urbanismo, patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além do apoio do Instituto Usiminas, Quixote Livraria e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.