No dia 16 de março, foi assinado pelo prefeito do município de Itabira, Marco Antônio Lage, o Termo de Cooperação/Plano de Trabalho, que visa fortalecer o suporte dos serviços de coleta de sangue no município com a instalação de um posto de coleta de sangue da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Fundação Hemominas) no Hospital Municipal Carlos Chagas.

O ato de assinatura foi acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio; pela gerente executiva do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Andréa Maria de Assis Cabral; pelo vereador Marcelino Guedes e pela representante da ONG Doe Vida, Haérica Aires Gonçalves.

A expectativa da gestão pública é aumentar a demanda de sangue e homocomponentes, além de mais segurança e melhoria das condições para os doadores voluntários do município e das cidades vizinhas.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atender 2.400 candidatos à doação de sangue e coletar 1.920 bolsas por ano, com a cooperação da Fundação Hemominas, que será responsável pelas atividades administrativas e técnico-científicas para o funcionamento do banco de sangue no município.