Depois de bons resultados de pesquisas em centros de referência mundiais e hospitais universitários, procedimento menos invasivo é ofertado a pacientes em Belo Horizonte

Incorporar novas tecnologias e equipamentos aos seus procedimentos medico-hospitalares é filosofia na Rede Mater Dei de Saúde, que está sempre em busca da melhor forma de cuidar e de acolher seus pacientes. Uma das novidades nesse sentido é a adoção de uma técnica criada no Japão e ainda pouco difundida no Brasil para tratar a acalásia, um distúrbio que afeta o sistema digestivo humano.

A técnica, criada pelo endoscopista e cirurgião Haruhiro Inoue, professor na Universidade de Showa e diretor do Centro de Doenças Digestivas da mesma intituição no Hospital Koto-Toyosu, em Tóquio, é conhecida pelo nome em inglês Peroral Endoscopic Myotomy (Poem).

De acordo com médico Vitor Arantes, coordenador da Endoscopia Digestiva do Hospital Mater Dei Contorno, a acalásia é um distúbrio motor do esôfago, que prejudica a condução do alimento até o estômago, quando de causa desconhecida ou por fatores que contribuem para seu surgimento, como fumar, se expor à poluição, ter refluxo gastroesofágico, infecções virais de repetição e fatores genéticos, ou até o megaesôfago, quando associado à doença de Chagas.

“O principal sintoma da acalásia é a chamada disfagia, quando a pessoa tem dificuldade em engolir alimentos sólidos e líquidos, gerando uma percepção de que o alimento está preso ou entalado no esôfago. Essa condição provoca uma série de problemas ao paciente, desde a perda de peso, regurgitação alimentar, desidratação, podendo evoluir até o estado de desnutrição por não conseguir se alimentar adequadamente”, diz o médico.

Até recentemente, o tratamento era feito por meio de cirurgia tradicional aberta, por videolaparoscopia ou por dilatação pneumática. No entanto, o resultado é limitado no longo prazo, com a volta de alguns sintomas em parte dos pacientes.

A técnica – O Poem é realizado exclusivamente por endoscopia e não há a necessidade de realizar cortes, assim como na videolaparoscopia, sendo, portanto, uma opção menos invasiva e com recuperação mais rápida. É necessária uma secção do músculo do esôfago (miotomia), porém executada inteiramente por via oral, por meio de recursos tecnológicos desenvolvidos na endoscopia digestiva.

Em 2017, quando Vitor Arantes fez seu terceiro curso de aperfeiçoamento no Japão, teve a oportunidade de realizar treinamento específico sobre a técnica que está sendo incorporada pela Rede Mater Dei. Em Minas Gerais, o médico já havia realizado uma série de cirurgias de Poem no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas (HC/UFMG).

“Inicialmente, os primeiros procedimentos foram feitos dentro de protocolos de pesquisa em nível universitário – e, pelo mundo, foram realizados em centros de referência endoscópica. Os bons resultados obtidos popularizaram a técnica e nos permitiram ampliar a oferta do procedimento de forma pioneira, agora para os pacientes do sistema hospitalar privado”, acrescenta.

O Hospital Mater Dei Contorno tem uma estrutura privilegiada para a ampliação do uso dessa e de novos procedimentos, pois foi projetado para ser um Centro de Endoscopia especializado em técnicas avançadas de cirurgia endoscópica. “A unidade conta com uma equipe de especialistas altamente qualificada e com sofisticados recursos tecnológicos que propiciam avanços pioneiros, a exemplo da incorporação desta nova técnica para beneficiar os pacientes de nossa comunidade”, complementa o especialista.