Em ano de retomada com a flexibilização, após a ampliação da vacinação da população, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), respeitando todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, reuniu executivos e profissionais de Finanças – ao longo de todo ano de 2021 – para promover diversas atividades e debates. Foram vários “Encontros de Finanças”, evento tradicional da entidade, Webinars e apoiar Fóruns de debates de parceiros e colaboradores. Para os profissionais de finanças, 2021, a exemplo de 2020, vai ficar marcado pelas grandes oscilações e forte estresse dos mercados, diante de todas as incertezas de nossa economia trazidas pela falta de reformas, volta da inflação e aumento recorrente das taxas de juros.

“Foi um ano de muito aprendizado e desafios. Tivemos uma retomada das atividades, porém sem os pilares econômicos fortes, perdemos a oportunidade de em 2021 fazermos a reforma tributária e administrativa, tivemos aumento dos juros (SELIC), o real continuou se desvalorizando de forma preocupante e observamos o aumento da inflação. A área financeira, assim como 2020 foi fundamental para orientar a estratégia das empresas, preservando os custos, as margens e a liquidez. 2022 teremos um papel ainda mais relevante, pois a tendência é de um PIB baixo e de fortes oscilações no mercado devido a eleição presidencial. Estar atento aos cenários e seus impactos é fundamental para traçar as estratégias corretas, são em momentos de crise que também se formam grandes oportunidades”  

EVENTOS

Em mais um ano de pandemia, o IBEF-MG continuou promovendo uma série de atividades no formato virtual, colocando sempre na pauta um conjunto de informações atuais de mercado, de comunicação estratégica, competência comercial, interpessoal e gerencial. Segundo Damião, o objetivo dos encontros é fomentar o debate de temas atuais que contribuam para o aprimoramento e desenvolvimento do profissional de finanças, com o intercâmbio de ideias e experiências, cultivado por princípios da boa ética profissional, social e empresarial.

Os eventos tiveram início no dia 10 de fevereiro, com apoio institucional do IBEF-MG, com a palestra online do Sócio Fundador do CCA, Paulo Coimbra, que junto com outros convidados, debateram o tema: 2021 – Perspectivas e Desafios em Torno da Tributação. No dia 9 de março, ocorreu o primeiro “Encontro de Finanças” do ano. O tema do evento debateu sobre Finanças no Comércio Exterior: Gerando Oportunidades – com o CEO da Narwal, Luiz Silva. O dia 25 de março deu espaço para o segundo “Encontro de Finanças” da entidade, com palestra do Secretário de Planejamento da Indústria , Comércio e Serviços do Ministério da Economia, Jorge Luiz de Lima, que abordou o tema: “Projeto Custo Brasil”.

O CEO da Hidrovias do Brasil, Fabio Schettino, foi o convidado para o “Encontro de Finanças” de abril. Schetiino falou sobre as experiências e desafios das Hidrovias do Brasil. Ainda abril, o novo Encontro tratou da “Inteligência Competitiva Na Área Financeira” – como a gestão integrada de regimes especiais pode ajudar no aumento do fluxo de caixa e redução de custos.O Encontro teve como moderador, Marcio Kroehn – Editor Chefe do E-Investidor, portal de investimentos e finanças pessoais do Estadão. E como debatedores, Paulo Paiva, vice-presidente da BECOMEX; Gilberto Matoso, Consultor Tributário do Grupo Stellantis.

Em 4 de maio o evento debateu a “Reforma Tributária”, fundamental para o Brasil. Encontro foi mediado por Alexandre Augusto Silva Barcelos – VP Corporativo de Finanças e TI da ArcelorMittal Brasil e teve como debatedores, Mario Sergio Carraro Telles – Gerente de Política Econômica da CNI; Luiz Cláudio Fernandes Lourenço Gomes – Secretário Adjunto da Fazenda Estado de Minas Gerais e o Deputado Federal, Agnaldo Ribeiro.  Em 18 de maio foi a vez de discutirem a “Transformação Digital na Área Financeira”. O evento foi mediado por Ronaldo Pereira Nunes da Elba Equipamentos e Serviços S.A. Os debates ficar por conta de Eder de Abreu, da  Cyber Risks Services da Deloitte; Fábio Carneiro, CFO do Program Brasil e Deloitte Private e Martin Seefelder, Líder da Prática de Automação Inteligente da Deloitte Brasil.

O presidente do BDMG, Sérgio Gusmão, marcou presença no “Encontro de Finanças” de junho, contando um pouco da trajetória e resultados do BDMG durante a pandemia e novas ações globais do banco no setor de finanças corporativas.

Parcerias

O IBEF-MG também deu apoio Institucional a variados eventos e fóruns como o do “Agronegócio do Futuro e o Futuro do Agronegócio Brasileiro” – as “Contingências Tributárias Federais” – sobre as “Eleições 2022: Economia e Política na Era da Pandemia” – “Stock Option: principais programas e impactos tributários” – “Marco Legal das Startups: o que muda para os investidores? – “Porque ESG?” – “Prêmio TOP OF MIND 2021” – “Sociedades em Conta de Participação como veículo de investimento” – “Fórum Open Finance: Cases, Estratégias e Negócios” – “ICMS na base de cálculo do PIS/COFINS. Ganhamos: e agora?”  – “Lei da Melhoria do Ambiente de Negócios e as principais mudanças práticas no dia a dia das sociedades” – “23ºI Minas Desempenho Empresarial” e “Search Fund: Uma nova alternativa para a venda do seu negócio”.

 Em dezembro, fechando o ano, o IBEF-MG promoveu a tradicional cerimônia de entrega do “Troféu O Equilibrista” com a premiação de Alexandre Barcelos, da Arcelor Mittal, como o Executivo de Finanças de 2021. O evento foi realizado on-line e contou com ampla participação virtual de associados, executivos de finanças e empresariado mineiro.

Expectativas 2022

Segundo o presidente da entidade, para 2022 a expectativa é de ampliar os Encontros de Finanças e iniciar a agenda IBEF-MG Verde – Finanças com responsabilidade para empresas que buscam se tornar referência na forma sustentável com que gerenciam seus negócios. 

“Junto com o jornal Diário do Comércio, pretendemos lançar o Ranking de Sustentabilidade, onde as empresas de Minas Gerais poderão demonstrar as suas ações em ESG e ODS, e ser premiadas pelas iniciativas. Outra iniciativa importante será reconhecer o trabalho das mulheres e o impacto positivo delas na área financeira, através do projeto Woman Experience, onde pretendemos divulgar histórias de sucesso dessas profissionais, que têm transformado para melhor a nossa sociedade”, concluiu Damião.