Gramado, Ilha do Mel, Domingos Martins e Monte Verde são algumas das opções recomendadas aos casais apaixonados

A chegada de 2022 se aproxima e, com o ano novo, surgem os planos para o futuro, as reflexões dos doze meses que terminaram, as promessas das mais distintas naturezas e os planejamentos para as próximas viagens com a alma gêmea. Só no Brasil, o termo “viagem para casal” é pesquisado 4.400 vezes por mês, de acordo com dados do Google Trends.

No último ano, segundo a ferramenta da empresa norte-americana, o volume de buscas para a expressão “viagem barata para casal” aumentou 80% no período. Mas o que esses números significam, afinal? Que o brasileiro quer voltar a viajar a dois sem gastar muito, no momento em que a campanha de vacinação no País está bastante avançada.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela MaxMilhas, travel tech nacional especializada em passagens aéreas, já mostrava esse cenário. Segundo os dados, 33% dos participantes do estudo desejam viajar com a companhia do namorado (a) ou crush. 

Realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, o estudo ouviu mais de 1.000 pessoas em todo território nacional e revelou que o turismo romântico só ficou atrás das viagens em família, que obteve 59% das respostas. 

E para ajudar os pombinhos de plantão que desejam celebrar o amor com uma viagem, a própria MaxMilhas, com base nos dados registrados em sua plataforma, lançou uma série especial de conteúdos “Melhores Destinos para Viagem de Casal”, da qual retiramos 7 destinos perfeitos (e baratos) para casais viajarem dentro Brasil em 2022. Fizemos um resumo para você. Confira!

  1. Gramado – Rio Grande do Sul

Localizada a 130 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Gramado é uma cidade considerada “xodó” pelos casais apaixonados. De colonização alemã, o município dispõe de uma arquitetura única, que encanta os turistas com suas peculiaridades e os chalés alpinos presentes na região.

O guia da MaxMilhas começa indicando uma visita imperdível: a Fonte do Amor Eterno, localizada ao lado da Igreja de São Pedro, onde os casais costumam deixar um cadeado com seus nomes para representar o amor pelo (a) companheiro (a).

Inclusive, a Igreja São Pedro é outro ponto de parada obrigatória, principalmente para quem se interessa em conhecer a história da região. De estilo romano, a Matriz é um dos locais mais procurados para tirar fotos no município e é dona de uma história muito interessante. Vale a pena conferir.

Gramado também reserva lugares propícios para casais que gostam de romance, mas não deixam escapar uma aventura. Um deles é o Snowland, um complexo de diversões temático que oferece atrações que simulam a neve e no qual é possível patinar e esquiar. Dica importante: vá bem agasalhado (a), porque a temperatura nesse espaço pode ficar abaixo de zero.

Muitas outras atrações são indicadas pela MaxMilhas, como as fábricas de chocolate que permitem visitação e as fábricas de cristais. Ainda há os mais variados restaurantes e rodízios de foundue.

  1. Canela – Rio Grande do Sul

Bem ao lado de Gramado, fica uma outra cidade recomendada para casais apaixonados. Trata-se de Canela, um município gaúcho recheado de romance e experiências memoráveis.

Entre suas principais atrações, está o Parque Caracol, que abriga a cascata Caracol, uma queda d’água de mais de 100 metros de altura, envolto por uma grande parede de pedra. Outro local muito famoso é o Parque da Serra, que contém bondinhos aéreos que permitem ter uma visão ampla da cascata do Caracol.

Para os casais que gostam de cultura, a visita à Catedral de Pedra e ao Mundo a Vapor é imperdível. A primeira é da década de 1950 e foi toda construída e revestida em pedra, com decorações de estilo agnóstico. Já o segundo é um passeio cultural que remete à história, mais precisamente a um acidente ferroviário que aconteceu em Paris, em 1895, na estação de Montparnasse.

  1. Ilha do Mel – Paraná

Com 11 praias, a Ilha do Mel, no Paraná, é um lugar paradisíaco, que oferece experiências diferenciadas. Tem praia com ou sem ondas, mais agitadas e tranquilas, com fácil acesso ou entradas mais difíceis etc.

Tanto é que o acesso à ilha é realizado por barco, com partida de dois locais: Pontal do Paraná e Paranaguá. Na Ilha do Mel, todo o percurso só pode ser feito a pé, tendo em vista que as caminhadas dependem da maré.

Em função de sua política ambiental, a ilha recebe um número limitado de pessoas por dia. A principal dica é buscar informações antes de embarcar para esse destino. Os passeios mais indicados são o Farol das Conchas, com data de 1872, e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, que foi construída em 1770, no século 18.

  1. Domingos Martins – Espírito Santo

No Estado do Espírito Santo, tem um município que, segundo a MaxMilhas, é um excelente destino para casais que desejam celebrar a união: ele se chama Domingos Martins. 

Com uma mistura entre as colônias alemã e italiana, a região preserva a arquitetura tradicional de época e mantém acesa a cultura local por meio de festas folclóricas e pratos típicos.

O Parque Estadual de Pedra Azul, que conta com cachoeiras, trilhas e piscinas naturais, é uma das principais atrações. Outra opção interessante é a Rota do Lagarto, que nada mais é do que um passeio que permite conhecer uma das mais belas regiões e românticas do Estado. 

  1. Guarapari – Espírito Santo

Cidade litorânea, com uma grande população e uma infraestrutura de primeira linha, Guarapari é muito procurada por oferecer um clima de tranquilidade aos turistas.

As praias localizadas no Centro do município são as principais atrações da cidade e reservam espaços perfeitos para os casais que desejam descansar. Contudo, é na Praia dos Namorados que os apaixonados encontram repouso. 

Isso porque, apesar de pequena, essa praia é repleta de rochas que ajudam na formação de piscinas naturais, além de ter uma areia pequena, sendo um local muito acolhedor e relaxante.

  1. Cabo Frio – Rio de Janeiro

Segundo o guia da MaxMilhas, Cabo Frio, município localizado no Rio de Janeiro, é outra excelente opção de passeio para casais, seja pelo mar transparente, seja pelos cenários criados pelas dunas de areia.

O contato com a natureza também é um diferencial desta cidade. Com ventos fortes, ela oferece um ambiente favorável à prática de esportes como o iatismo.

Para os casais que gostam de agitação, o calçadão do Boulevard Canal é uma ótima opção, com vários bares e restaurantes. Já para os que preferem mais tranquilidade, o bairro da Passagem oferece opções de bares menos movimentados.

  1. Monte Verde – Minas Gerais 

A última da lista não poderia ser diferente. Situada na serra da Mantiqueira, o município mineiro de Monte Verde proporciona experiências encantadoras e românticas aos turistas. A arquitetura das casas, com influência europeia, confere à cidade um clima mais alpino.

Trilhas que cortam florestas, jardins e bosques são alguns dos destaques turísticos desta linda e charmosa cidade. Entre elas, talvez a principal seja a trilha da Pedra Redonda, que possibilita uma vista privilegiada de toda a região.

Também há muitos hotéis e pousadas que acabam sendo uma atração à parte, por oferecerem serviços de qualidade e por criarem um clima romântico na estadia. Na parte da noite, uma caminhada pelo Centro e uma rodada de fondue no jantar são excelentes passeios.

Todos os destinos indicados são excelentes opções, mas o que os turistas não podem se esquecer é das medidas de segurança contra a pandemia. Afinal, ainda estamos convivendo com a Covid-19 e os cuidados devem ser mantidos. Além do mais, antes de viajar, é necessário buscar informações sobre as restrições de cada município, principalmente a respeito do funcionamento dos pontos turísticos.