Pacientes inscritos – que já realizaram gratuitamente exames de mamografia e de PSA – farão a consulta com médicos voluntários especialistas; campanha é feita há mais de uma década

É neste sábado a segunda etapa da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. A iniciativa realiza de forma gratuita, há 11 anos, exames de mamografia, PSA e consultas médicas para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata, e vai atender 200 pessoas.

Os 200 pacientes contemplados já passaram pela primeira etapa e realizaram gratuitamente a mamografia (mulheres) e os exames de PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) no início do mês. Neste sábado, eles farão a consulta médica com equipe especializada do Hospital Integrado do Câncer, que funciona na unidade Mater Dei Contorno. Quem apresentar alteração no exame fará remarcação de testes complementares. 

“Exames de rotina e preventivos são fundamentais e, mesmo em tempos de pandemia, não podem esperar. Essa é uma ação social da Rede Mater Dei da qual nos orgulhamos e ela só existe porque conta com o apoio e a dedicação da nossa comunidade Mater Dei, que se dedica voluntariamente à campanha”, diz Henrique Salvador, CEO da Rede Mater Dei.

A iniciativa Mater Dei na Luta Contra o Câncer integra o Programa “Pra você ficar bem”, que reúne as ações socioambientais da Rede Mater Dei. É uma ação integrada com a participação voluntária das equipes da Mastologia, Mamografia, Anatomia Patológica, Oncologia, Urologia e Ultrassonografia e Laboratório de Análises Clínicas.

As inscrições, abertas em 4 de novembro, foram 100% preenchidas. Os exames serão realizados no sábado (27/11), das 8h às 13h. As consultas foram divididas entre os médicos voluntários para que não haja aglomeração, e vão seguir todos os protocolos sanitários da Covid-19.