Professores e estagiários do UniBH vão ministrar aulas gratuitas para crianças do Ensino Fundamental. Foco é alfabetização de estudantes que não tiveram acesso ao ensino remoto em 2020.

Proporcionar conhecimento e crescimento intelectual é uma missão que guia a trajetória de quem que se dedica ao sublime ato de ensinar. Nessa seara, há aqueles que se esforçam para ir além. Que se empenham para fazer a diferença em um país que ainda luta para erradicar o analfabetismo de sua população. Com o objetivo de auxiliar crianças em fase de alfabetização que não tiveram acesso ao ensino remoto em 2020, ou que precisam de ajuda nesse processo, professores e alunos do curso de Pedagogia do UniBH vão oferecer aulas semanais gratuitas para a faixa etária entre 6 e 7 anos, no Campus Buritis.

A iniciativa é voltada a toda comunidade. Pais e responsáveis interessados em levar os filhos às oficinas deverão fazer a inscrição, no link https://forms.gle/chUSSav8KPVNCodT8, até o dia 18/10. As vagas são limitadas e o horário das aulas será definido conforme a preferência da maioria dos inscritos, que poderão indicar aquele que melhor atende durante o cadastro.

O Brasil vem conseguindo reduzir as taxas de analfabetismo, mas o faz de modo atrasado. De acordo com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), em 2019, a taxa de brasileiros com 15 anos ou mais, que não sabia ler e escrever um bilhete simples, ficou em 6,6%. A meta de alfabetização estabelecida pelo PNE (Plano Nacional de Educação) é de baixar o índice para 6,5%. O que chama a atenção, é que o percentual alcançado em 2019, era um objetivo traçado para 2014, evidenciando assim, o anacronismo brasileiro em relação à alfabetização. O cenário ficou ainda mais crítico em 2020, quando em virtude da crise sanitária, as aulas passaram a ser ministradas em formato on-line, restringindo milhares de crianças ao estudo.

O panorama, somado à vontade de fazer a diferença, incentivou a professora Eliane Monken, do curso de Pedagogia do UniBH, a criar um projeto de extensão dedicado a esse público. “A vontade de colocar em prática essa iniciativa não é nova. Com a pandemia, muitas crianças ficaram sem acesso às aulas remotas, então, formatamos o projeto envolvendo cerca de 25 alunas da Pedagogia que vão, junto aos professores do curso, ministrar as oficinas de alfabetização e letramento para as crianças inscritas”, destaca Eliane.

Segundo Eliane, a ideia é dar continuidade ao projeto no futuro. “Nosso objetivo é oferecer as oficinas para o maior número de famílias possível. Faremos visitas às escolas públicas do entorno do Campus para tentar viabilizar a proposta para mais crianças”, ressalta a professora.

Oficinas

As oficinas serão semanais, conduzidas por professores do UniBH, especialistas em Alfabetização na perspectiva do letramento e também por estudantes estagiários do curso de Pedagogia do Centro Universitário.

Durante as aulas serão desenvolvidas atividades complementares e suplementares com os alunos de 6 e 7 anos, vinculadas ao processo de alfabetização. As equipes vão implementar práticas relacionadas às diversas fases da alfabetização, por meio de metodologias diferenciadas. “Queremos contribuir com o avanço das crianças nesse processo que é essencial para o desenvolvimento das competências de linguagem, ideias e pensamentos”, enfatiza Eliane.

Serviço

Práticas de alfabetização e letramento para crianças de 6 e 7 anos do Ensino Fundamental

Inscrições gratuitas no link: https://forms.gle/chUSSav8KPVNCodT8

Prazo: até o dia 18/10

Fonte para a imprensa: Eliane Monken, professora do curso de Pedagogia do UniBH e orientadora do projeto