Clientes do sistema ganham em praticidade, rapidez e segurança, em tempos de pandemia pelo novo coronavírus

Os meios de pagamento estão se diversificando como nunca. Atento a essas novidades, o Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte – Transfácil – com o objetivo de trazer maior conforto, rapidez e segurança para seus clientes, traz para o sistema da capital mineira, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e BHTrans, mais uma opção de pagamento de tarifas, o QR Code.  

Saiba como funciona

O QR Code é um código de barras que funciona por aproximação do celular com o validador da catraca. Ele tem a codificação de uma tarifa e substitui o dinheiro no pagamento da passagem.

Para utilizar a novidade é preciso baixar o aplicativo KIM+ nas lojas de aplicativos Google Play ou Apple Store e fazer o cadastro. Em seguida clicar na opção “Comprar QR Code” para carregamento de créditos. O pagamento pode ser realizado pelo PIX, cartão de crédito, transferência, depósito ou boleto bancário. 

Como usar

  • Após a compra de créditos, clique na opção “QR Code Transporte”, em seguida na opção “Usar QR Code” e indique onde irá fazer o embarque.
  • Selecione onde será o embarque e digite o nome da estação ou número da linha. Exemplo: Estação Pampulha e finalize na opção sim “Gerar QR Code”.
  • Para liberar a catraca os passageiros devem aproximar o código gerado na tela do celular para a câmera do validador. Após a leitura a catraca será liberada.

Validade e Reembolso

O QR Code tem validade de 30 minutos e pode ser usado somente na estação ou linha selecionada. Quando aberto no aplicativo e não utilizado, o reembolso é creditado no aplicativo novamente, após um prazo de 24h.

O novo sistema de pagamento não é válido para integração de linhas, em ônibus suplementares e nas estações do metrô.

Para o presidente do Transfácil, Ralisom Guimarães, o novo sistema de pagamento vai trazer mais conforto, agilidade e segurança nos embarques, principalmente por conta dos protocolos de enfrentamento da Covid-19, para evitar o contato com notas e moedas.

“O Transfácil está sempre atento para implantar novidades que tragam conforto, rapidez e segurança para seus clientes. Nesses tempos de pandemia é importante trazer soluções que contribuam também para conscientizar a população para um meio mais seguro de pagamento da passagem”, destaca.

Além do QR Code, o aplicativo KIM+ também oferece outras funcionalidades como rotas de ônibus e recargas.

Onde baixar o aplicativo e carregar créditos

Google Play

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.transfone.kim&hl=pt-BR

Apple Store

https://apps.apple.com/br/app/kim/id1227531099