O objetivo é olhar para o futuro, para ir mais longe, com o menor consumo de energia

Quando chega a hora de abastecer o carro, dá até medo de entrar na fila do posto, sabendo que o estrago no bolso será grande. Desde o início de 2021, o brasileiro tem convivido com a disparada nos preços dos combustíveis. É justamente por isso, que os estudantes de Engenharia da Una Linha Verde estão debruçados em cima do desafio de criar um protótipo automotivo que que tenha viabilidade econômica e baixo consumo energético.

A proposta faz parte de um projeto de extensão e os melhores trabalhos vão participar da Shell Eco Marathon 2022, uma competição de eficiência energética que incentiva estudantes de todo o país a pensar, criar e desenvolver protótipos que andem mais, com menos custo. Novas ideias e soluções para um futuro com maior eficiência energética serão os principais legados dessa competição global.

A etapa Brasil da Shell Eco-marathon tem rígidas regras internacionais, que oferece uma experiência atraente e enriquecedora para os participantes, e lança o desafio da redução do peso do veículo para 38 quilos com a troca das estruturas de aço por alumínio, a adequação do motor para injeção eletrônica e sistema elétrico, além de uma autonomia de 350 km/litro.

“Esse projeto será um diferencial na minha formação profissional. Minha expectativa é de que mesmo diante desse cenário atípico consigamos desempenhar um protótipo que atenda às normas, que traga frutos para a sociedade, e que possamos nos qualificar para a etapa das Américas”, diz o aluno de Engenharia Elétrica Luís Guilherme Moreira.

Segundo a coordenadora de curso Fabíola Bezerra, o cenário de pandemia tem reduzido a presencialidade para a discussão e a confecção de propostas em laboratórios. Desta forma, os alunos estão utilizando modernas plataformas digitais para simular os protótipos, enquanto aguardam o retorno aos laboratórios de engenharia da escola.

Os alunos devem se reinventar e trazer propostas que sejam viáveis em termos de funcionalidade, economia e sustentabilidade “Nossos estudantes participam anualmente desta competição da Shell. Entretanto, a pandemia aumentou a percepção de urgência de ideias que possam gerar novos automóveis, principalmente devido às métricas estabelecidas para a competição. Os altos preços dos combustíveis e a redução do poder aquisitivo perante o cenário econômico demandam novas propostas automobilísticas. Nada melhor do que prover soluções frente à uma demanda.”, diz.