‘MoDaqui’ é uma iniciativa do Sebrae Minas para estimular as vendas on-line e capacitar pequenos negócios do segmento
Os pequenos negócios da moda estão entre os segmentos mais impactos pela pandemia. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no início de março deste ano, a moda ocupava o sexto lugar no ranking dos segmentos que tiveram as maiores quedas (-45%) no faturamento no período.

Diante deste cenário, o Sebrae Minas criou a campanha ‘MoDaqui’, uma iniciativa para inserir os pequenos negócios mineiros da moda no mercado digital. Inicialmente, serão beneficiadas 50 micro e pequenas empresas da indústria e do comércio varejista da moda de Belo Horizonte. Futuramente, o projeto poderá ser estendido para mais empresas da capital mineira.

Entre as ações do ’MoDaqui’ está a criação de um marketplace exclusivo para confecções, lojas e pequenos negócios do segmento venderem roupas, calçados e acessórios em uma grande “vitrine virtual’ da moda. A plataforma on-line de vendas será desenvolvida pelo Sebrae Minas em parceria com a startup AppPay.

“Muitos negócios tiveram que interromper o funcionamento devido ao isolamento social e às medidas restritivas de circulação intensificadas com o agravamento da pandemia. Neste momento, o marketplace se torna uma boa opção de canal de vendas para decolar no on-line, principalmente, para quem ainda não tem um e-commerce estruturado”, explica o analista do Sebrae Minas Jonas Bovolenta.

Entre as vantagens desse “shopping virtual” está o custo de operacionalização mais acessível. A plataforma permite ainda fazer promoções por período, ou por produtos, e é integrada a redes sociais, como por exemplo, o Instagram e o Facebook. Também permite contato direto com os clientes via WhatsApp, redes sociais, e-mail e telefone, aproximando quem quer vender de quem quer comprar. A previsão é que o marketplace seja lançado no dia 25 de maio.

Além de estimular as vendas on-line, o ‘MoDaqui’ vai oferecer ainda aos empresários: orientações, conteúdos e ferramentas de apoio para ingressarem no mundo digital, além de consultorias, cursos, workshops e palestras em gestão, marketing digital, finanças e vendas.

“O comércio eletrônico é um processo irreversível. Oferecer uma ferramenta fácil e eficiente para ampliar as vendas e reforçar os caixas dos pequenos negócios, que atuam presencialmente e agora estão com dificuldade de chegar ao cliente, é um dos propósitos do ‘MoDaqui’. Além disso, queremos que essas empresas estejam preparadas para tomar decisões mais assertivas”, justifica o analista do Sebrae Minas.
Para ter acesso a mais informações sobre a campanha ‘MoDaqui’ acesse o site www.modaqui.com.br