Segundo a pesquisa “Food Trends Report 2021”, o consumidor está mais preocupado com a saúde e passou a questionar de onde vêm os alimentos e como eles são produzidos

A crise do novo coronavírus mudou não apenas hábitos para quando saímos de casa, como o uso de máscaras e a higienização com álcool em gel, mas também fez com o que o consumidor ficasse mais atento com o que coloca no prato.

Os motivos vão desde uma preocupação maior com a saúde até conscientização do risco de novas pandemias pela forma como os animais são tratados pela indústria alimentícia.

Pesquisa realizada pela Galunion e o Instituto Qualibest aponta que 75% dos consumidores gostariam de comprar comida gostosa, fresca e que ajudasse na imunidade e na saúde.

A “Food Trends Report 2021” mostra também que 68% dos consumidores dizem que a preocupação com a sustentabilidade é uma tendência que permanece importante após o surgimento do novo coronavírus. 

A conscientização do impacto ambiental que a produção de alimentos causa em nosso planeta faz com que as pessoas queiram saber o que estão consumindo, de onde veio a comida e como foi produzida. 

Por isso, 33% dos consumidores afirmaram que as novidades apresentadas por produtos plant-based (em português, “à base de plantas”) são uma tendência.

Lançamento de novos alimentos à base de vegetais cresce

Há poucos anos, ainda era difícil para os adeptos do vegetarianismo e veganismo encontrar opções livres de crueldade animal no mercado.

Essa realidade, porém, tem mudado rapidamente recentemente. Hambúrgueres 100% vegetais já são fáceis de encontrar no mercado. 

Os corredores de leite também ganharam versões da bebida feita com amêndoas, castanha de caju e vários outros vegetais.

Porém, o consumidor não quer apenas variedade de opções. Ele também preza pela experiência. 

A própria “Food Trends Report 2021” ressalta que as novas propostas do mercado de alimentos à base de vegetais buscam uma composição que una sabor, aroma e textura característicos da proteína animal. Isso porque, desta forma, a pessoa não precisa abrir mão do prazer associado ao alimento.

É exatamente esta a proposta da Vida Veg, empresa que visa produzir alimentos à base de vegetais que sejam gostosos e saudáveis.

A nova aposta da marca é a ManteigaVeg, feita a base de castanha de caju e livre de colesterol, gorduras trans e lactose – atendendo outros crescentes grupos de consumidores: os intolerantes à lactose e alérgicos a proteína do leite. O produto também contém sal do himalaia e óleo de coco na composição e, segundo a fabricante, é fonte de vitaminas B6 e B12.

A proposta é a de que o consumidor possa acordar de manhã e, como sempre, tomar seu café da manhã com um belo pão com manteiga – só que, desta vez, sem lactose e sem crueldade animal.

Entram no portfólio da Vida Veg também os cremes estilo cream cheese, requeijões, iogurtes, queijos, leites vegetais e hambúrgueres. A empresa possui mais de três mil pontos de venda espalhados por todos os estados do país e também uma loja virtual (loja.vidaveg.com.br).