Os negócios do setor de turismo vêm sendo um dos mais atingidos pelos efeitos da pandemia, em especial, as pequenas empresas. De acordo com a 5ª edição da pesquisa Impactos do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae entre os dias 25 e 30 de junho, 13% dos empresários no estado afirmaram desconhecer qualquer orientação para a retomada de suas atividades.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Renato Lana, apesar da crise causada pela pandemia, agora mais do que nunca, a gastronomia belo-horizontina precisa se restabelecer para enfrentar este momento. Hoje, Belo Horizonte integra o seleto grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável e se tornou oficialmente uma Cidade Criativa da UNESCO pela Gastronomia.

“Para a retomada dos negócios, as empresas precisam se preparar não só para atender às novas exigências das autoridades de saúde, mas também às necessidades dos clientes que mudaram a forma de consumir produtos e serviços. Estão previstas para o mês de agosto ações para micro e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar para auxiliar na recuperação econômica e remodelagem dos negócios, tão necessária frente às atuais transformações do mercado”, destaca.

Desafio de Turismo e Inovação – Inova Gastronomia e Hackatur 

Para fortalecer ações de inovação e impulsionar o crescimento, o dinamismo, a formação, a inclusão e a sustentabilidade do segmento, o Sebrae Minas lança a 3ª Edição do Desafio de Turismo e Inovação, que este ano conta com a parceria do Centro Universitário Una, da Ânima Educação e terá, além do Hackatur, o Inova Gastronomia.

O programa é destinado a pequenos empresários de bares e restaurantes e alunos universitários de Belo Horizonte.Segundo o coordenador do curso de gastronomia da Una, Edson Puiati, 40 alunos da instituição vão usar a interdisciplinaridade para ajudar os empreendimentos a alavancarem a retomada de suas atividades, com soluções criativas e inovadoras nas mais diversas áreas do conhecimento.

“É um momento super importante para os alunos poderem aplicar os conhecimentos adquiridos na academia, propondo soluções para situações reais, com o menor custo possível. Será um desafio muito grande, mas vamos chegar ao fim do ano com resultados positivos, contribuindo com a retomada dos segmentos de alimentação fora do lar, hospitalidade e turismo, que são tão importantes para a nossa cidade”, diz.

O lançamento será no dia 11 de agosto, às 19h. Durante a cerimônia, que contará com um bate-papo online, os participantes terão acesso às informações sobre o funcionamento, cronograma e fases do programa. Mais informações pelo telefone 3379-9179.

O Inova Gastronomia é um programa de inovação para negócios tradicionais da alimentação fora do lar. Tem como público-alvo empresários do setor de alimentação fora do lar de Belo Horizonte que desejam aproveitar o cenário de crise para remodelar seus negócios, considerando uma visão de futuro e o novo perfil do consumidor. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 18 de agosto.

Já no Hackatur, os estudantes de graduação participarão de uma maratona para o desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar a performance das empresas e auxiliá-las no processo de remodelagem, considerando uma visão de futuro e o novo perfil do consumidor, fundamental para mudança de atitudes e organização do negócio pós covid-19. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 11 e 18 de agosto.

As atividades do Desafio de Turismo e Inovação – Inova Gastronomia e Hackatur iniciam no dia 24 de agosto e a previsão é de que se encerrem no dia 30 de novembro.

Retomada do Turismo BH

11/8 – Desafio de Turismo e Inovação – Inova Gastronomia eHackatur 

Lançamento do programa

Hora: 19h

Inscrições Inova Gastronomia: 3 a 18/8

Inscrições Hackatur: 11 a 18/8

Mais informações: 3379-9179 / renato.lana@sebraemg.com.br