O Turismo no Brasil foi fortemente afetado pela pandemia, confirmando a estimativa do primeiro Boletim de Impacto e Tendências do Sebrae, divulgado no último dia 24 de março. O levantamento aponta que a redução dos gastos com a atividade alcançou 41%, sem expectativas de melhora no curto prazo. Diante deste cenário, o Sebrae Minas realiza no dia 10 de agosto, às 15h, o lançamento online do Programa de Retomada do Turismo em Brumadinho. Os interessados em participar do evento devem acessar este link.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Fernanda do Carmo, o programa tem como objetivo apresentar um conjunto de soluções de curto prazo, destinado ao empresários de micro e pequenos empreendimentos da cadeia do turismo de Brumadinho. “Vamos oferecer consultorias online, acompanhamento individualizado e sistematizado, além de soluções customizadas conforme a necessidade e maturidade de gestão identificada em cada grupo”, explica.

Para o primeiro encontro, a consultora e pesquisadora em desenvolvimento local e turismo, Lívia Pacheco, vai compartilhar estratégias de destinos que alcançaram bons resultados por meio da atuação articulada entre empresários e poder público. O objetivo é inspirar os empreendedores de Brumadinho e motivá-los a aproveitar o momento de suspensão das atividades por conta da pandemia para se engajarem em processos de co-gestão do território turístico em que atuam.

“Um espaço de diálogo legítimo e transparente entre os entes da cadeia produtiva do turismo é o primeiro passo para solucionar desafios comuns e identificar ações prioritárias para organizar um destino de referência. É nesse espaço que são criadas estratégias de fortalecimento mútuo entre produtos e serviços locais, de forma a tornar o destino mais competitivo,”destaca Lívia Pacheco.

Dicas e boas práticas para o turismo

Para a retomada segura das atividades de turismo de negócios e eventos no município, a analista do Sebrae Minas separou algumas dicas:

Avalie seus custos – Em um contexto de queda do faturamento, é preciso priorizar os custos que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

Negocie seus compromissos – Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar melhores prazos para cumprir seus compromissos.

Busque antecipar receitas – Entregue aos clientes que realizarem pagamento antecipado, vantagens superiores às do período pré-pandemia.

Negocie remarcações -Ofereça vantagens aos clientes que realizarem remarcações, sempre com o cuidado de que o problema atual não seja apenas postergado.

Amplie seu período de reserva – Se seu processo tradicional é disponibilizar reservas para os próximos seis meses, talvez seja interessante considerar doze meses ou mais.

Ofereça vantagem para grupos – Para compras em grupo,ofereça vantagens visando aumentar a taxa de uso/ocupação de seu empreendimento.

Crie conteúdo engajador -Utilize o tempo disponível para produzir imagens e vídeos para as redes sociais que comuniquem o diferencial de seu empreendimento.

Lembre-se – Faça um diagnóstico do cenário atual, trace seus objetivos, defina as estratégias, acompanhe e faça ajustes.

Trabalhe em rede – Crie parcerias e pense o destino como um todo. Participe de fóruns de discussão, comitês, conselhos e outras organizações da sociedade civil.