Pesquisa do Sebrae mostra ainda que os empresários mineiros preveem que economia só volte ao normal após o segundo semestre de 2021
  Mais da metade dos pequenos negócios mineiros já implementaram protocolos de segurança que orientam sobre adequação e funcionamento das lojas físicas e do atendimento presencial aos clientes. Porém, 13% dos empresários no estado afirmaram desconhecer qualquer orientação para a retomada de suas atividades. É o que mostra a 5ª edição da pesquisa Impactos do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, entre os dias 25 a 30 de junho.

Segundo o levantamento, 87% dos pequenos negócios de Minas Gerais têm conhecimento sobre os protocolos de segurança, desses 62% já adotaram essas normas, 19% estão implementando e 6% estão com dificuldades para incluir essas orientações no seu funcionamento. “Os protocolos são baseados em estudos de organizações como a OMS e Anvisa, com objetivo de oferecer subsídios para a retomada das atividades com segurança. As empresas precisam se preparar não só para atender às novas exigências das autoridades de saúde, mas para atender às necessidades dos clientes que mudaram a forma de consumir produtos e serviços”, explica o Superintende do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

Após a liberação do funcionamento dos estabelecimentos, que irá depender de cada cidade,  o Sebrae recomenda que a primeira preocupação dos empresários seja a de acompanhar de perto os decretos e demais regulamentos vigentes na sua região e caso, exista divergência de informações entre as medidas estaduais e municipais, opte por seguir a orientação mais rígida, de preferência de acordo com as recomendações das autoridades oficiais de saúde, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, entre outras.

Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, a maior parte dos pequenos negócios mineiros (63%) acredita que só após 90 dias do começo do relaxamento das medidas de isolamento é que mais da metade da clientela volte a frequentar sua loja física.

“As empresas precisam entender que o retorno dos clientes será gradativo. Por isso é importante adotar medidas preventivas de adaptação ao novo normal, fazendo com que o consumidor tenha confiança e volte a comprar sem receio de ser contaminado”, justifica o Superintendente do Sebrae Minas. A pesquisa também mostrou a expectativa dos empresários mineiros sobre quando a economia voltaria ao normal.

De acordo com os entrevistados, a previsão é de um ano e dois meses, ou seja, no segundo semestre de 2021.