Cidades já recebem turistas, seguindo as normas estabelecidas em função da pandemia
A pandemia da Covid-19 impossibilitou momentaneamente a realização de uma das atividades favoritas dos brasileiros: viajar. O turismo sofreu impacto e precisou se reinventar e, para a retomada, a palavra de ordem é segurança e readequação de protocolos necessários para receber os turistas.

De olho no aquecimento da busca de viagens de lazer para o final de ano, a CVC Corp, maior grupo de viagens da América Latina, que tem marcas como CVC e Submarino Viagens, retoma gradativamente a operação de viagens a partir de 1º de julho, que se dará por destinos domésticos, com turismo regional e em raios próximos às residências dos viajantes, considerando que boa parte dos hotéis parceiros começam a reabrir em algumas localidades, com novos protocolos de higiene e distanciamento social em seus espaços.

Em comum, destinos de inverno – que costumam ser mais procurados nesse período, com o início da estação mais fria do ano – lideram o processo de reabertura gradual para receber os primeiros turistas, em fluxos menores e controlados:  

Campos do Jordão (SP)

Localizado na Serra da Mantiqueira, no interior do estado de São Paulo, o município de Campos do Jordão está em fase de flexibilização que permite o funcionamento do comércio. O horário liberado é de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. Hotéis e pousadas podem funcionar com 40% da capacidade.

Tanto o comércio quanto a hotelaria seguem os protocolos para segurança de moradores e turistas, com medição de temperatura na entrada da cidade. Mais informações estão disponíveis no site oficial a Prefeitura.  

Monte Verde (MG)

O distrito de Monte Verde, que pertence à cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, reabriu no início de junho os mais de 150 meios de hospedagem que possui, também seguindo a ocupação máxima de 40% da capacidade total.

As áreas de lazer dos empreendimentos, como piscinas, saunas e playgrounds, permanecem fechadas. Também com restrições, atividades de outros segmentos, como bares, restaurantes e lojas, voltaram a funcionar. Informações pelo site da Prefeitura de Camanducaia.   

Gramado (RS)

Uma das cidades da Serra Gaúcha, Gramado também é uma das favoritas para ser visitada nessa época do ano. Hotéis e pousadas podem funcionar com 70% da capacidade, parques temáticos com 50% e outros negócios como parques, jardins botânicos e zoológicos com 25% da capacidade de público. Também há restrições para funcionamento de restaurantes e comércio que podem ser conferidas no site oficial da Prefeitura.   

Caldas Novas (GO)

Destino famoso pelas águas termais, os viajantes procuram Caldas Novas, em Goiás, para aproveitar a água naturalmente quente mesmo durante o inverno. A reabertura da cidade acontece a partir de 1º de julho, quando podem ser reabertos meios de hospedagem, com ou sem parques aquáticos. A partir do dia 10/7, os demais clubes e parques aquáticos também passarão a funcionar. Mais informações no site oficial.

  Serra Catarinense (SC)

Cidades da região, como São Joaquim e Uribici, devido ao baixo número de casos, estão com hotéis e pousadas abertos desde abril. Os empreendimentos devem respeitar o limite dede 50% de ocupação máxima.

Áreas comuns seguem fechadas e há restrições no atendimento, como limite de pessoas no mesmo local, alimentação servida no quarto, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel. Reforçando a prestação de serviço ao cliente viajante, a CVC também mantém um hotsite com informações atualizadas sobre todos os procedimentos adotados em cada região turística, por parte de Hotéis, Resorts, Companhias Aéreas e parceiros em turismo receptivo e passeios nas regiões.

Assistência ao cliente  – Além do cuidado de orientar e oferecer viagens para destinos nacionais que se readequaram, a CVC, marca líder em viagens a lazer, também aproveitou o período da pandemia, em que suas mais de 1.400 lojas franqueadas tiveram de se readequar – em novo formato de atendimento remoto – para lançar novidades em produtos digitais, que integram plataformas físicas e digitais da CVC e fortalece o trabalho do consultor de viagem, que fica permanentemente conectado com o cliente e à disposição do mesmo, para auxiliá-lo de ponta aponta – do momento da consulta da viagem, passando pela realização da viagem e até o retorno.

A principal novidade é o “Orçamento Dinâmico CVC”, que depois de um piloto em 30 lojas agora entra em operação para a rede de 1.400 lojas franqueadas em todo o Brasil. Por meio dele, o cliente agora pode acompanhar, em tempo real e na palma da mão, a variação de tarifas da viagem desejada no futuro, podendo aproveitar o melhor preço e fechar a reserva da viagem mesmo se a loja física estiver fechada. 

Até então o orçamento que o cliente solicitava na loja tinha validade curta, por envolver questões como câmbio do dia, valor das diárias dos hotéis, da cotação dos voos, e as atualizações de preço demandam a emissão de novos orçamentos pela loja. Com o orçamento dinâmico, o processo foi facilitado: o consultor de viagem gera um link com o destino de interesse do cliente e, por este link, o cliente acompanha a cotação automaticamente e recebe notificações sobre promoções e variações de alta ou baixa no preço, podendo escolher o melhor momento para fechar a viagem, com pagamento totalmente online e comissionamento direcionado à loja física.

O orçamento dinâmico tem a capacidade de “estender” o horário de funcionamento das lojas físicas do varejo, visto que o cliente agora tem a possibilidade de acompanhar as notificações a qualquer momento e reservar a sua viagem até de madrugada, já que o cliente determina quando prefere finalizar a escolha da viagem.

Acesse aqui para ver um exemplo de orçamento dinâmico e assista ao vídeo explicativo. Outros produtos digitais lançados neste mês são: um novo site, com inclusão de serviços que antes não estavam disponíveis, e  o novo aplicativo “Minha Viagem”, que agora pode ser “baixado” mesmo por quem ainda não é cliente e traz uma gama de serviços para todo o ciclo da experiência da viagem – do processo de escolha, reserva à realização da mesma, com serviços que podem ser adicionados in loco, até o retorno do cliente à sua residência.