A operadora de planos de saúde Vitallis foi uma das operadoras que tiveram seus projetos-piloto selecionados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para serem acompanhados pelo Grupo de Trabalho de Modelos de Remuneração Baseados em Valor. Foram selecionados 13 projetos entre 61 enviados para análise.

O Grupo de Trabalho da ANS objetiva incentivar as operadoras a criarem iniciativas alternativas ao modelo de remuneração Fee for Service, priorizando a melhoria da atenção à saúde e, como consequência, a sustentabilidade do sistema. Valor em saúde é definido como a relação entre os resultados que importam para os pacientes (desfechos clínicos) e o custo para atingir esses resultados.


O diretor Médico da Vitallis, Márcio Mascarenhas, explica que o projeto da operadora busca bonificar não só hospitais, mas também médicos que ofereçam um serviço que mantenha um alto padrão de prestação de serviços de saúde, por meio da utilização de um sistema de avaliação padronizado, análise de desempenho operacional e medição da qualidade assistencial do prestador.


“As vantagens são para clientes e colaboradores. Se trata de uma remuneração diferenciada para aquele prestador que estimule a segurança no atendimento, a qualidade assistencial, a redução no número de eventos adversos e de reinternações, através de um cuidado integral”, explica o diretor Márcio. Já para os clientes, o projeto de remuneração proposto traz toda a vantagem de ter um atendimento mais eficiente. “Com um atendimento mais qualificado, o paciente tem uma recuperação mais rápida com menor risco de complicações”, continua o diretor.

Sobre a Vitallis

A Vitallis é uma operadora de planos de saúde de origem mineira, presente no mercado desde 1996, dedicada à prestação de serviços de gestão de saúde em que a pessoa é o centro das atenções. Possui cerca de 370 mil clientes, 5 mil empresas prestadoras de serviços e profissionais de saúde. Atualmente, está em mais de 600 cidades no Brasil.

Em 2014, a Vitallis foi incorporada pelo grupo internacional Keralty. A organização é prestadora de serviços em saúde, com infraestrutura clínica, hospitalar e com forte atuação social. Há mais de 40 anos de atuação, tem cerca de 4 milhões de clientes, 10 mil médicos, 78 centros médicos e nove hospitais.