Iniciativa dos empresários do setor vai disponibilizar nas viagens álcool em gel e máscara para passageiro, que no embarque, não portar o item de segurança

A partir da próxima segunda-feira, dia 25 de maio, às empresas que operam o Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte, vão intensificar como medida sanitária de prevenção para diminuir os riscos de transmissão do coronavírus, ampla e constante higienização dos ônibus e das Estações de Integração do BHBus. Ação inclui dispenser com álcool gel em todos os veículos e máscaras para atender passageiros que estejam sem o item de segurança no embarque.  

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), Joel Paschoalin, as empresas já tomaram uma série de medidas durante essa pandemia para melhorar a higienização dos veículos e as novas diretrizes de limpeza visam ampliar essa segurança também para as estações.  

“Temos feito uma higienização constante dentro das garagens e nas estações, entre as viagens e fora do horário de pico. Todos os nossos motoristas estão usando máscaras. Temos tido um cuidado especial. Agora vamos reforçar por iniciativa das empresas, a higienização das estações, as roletas das estações, com atenção especial nos pontos de superfície de maior contato dos passageiros. Vamos instalar um dispenser com álcool em gel dentro dos veículos e disponibilizar gratuitamente máscaras para os passageiros, pois muitos esquecem ou não possuem o item de segurança. Vamos fazer um trabalho educativo para que da próxima vez ele venha com a sua máscara”, explica.  

Paschoalin também destaca que mesmo tendo um alto custo para o sistema, continua a distribuição gratuita do cartão BHBus para que as pessoas não utilizem notas e moedas para pagar a tarifa.  

“Esperamos que a população tenha a consciência de que, por mais que façamos todo esse processo para evitar a disseminação do vírus, a participação dela é fundamental. Seja na fila para entrar no ônibus, mantendo o distanciamento do próximo passageiro, na hora de aguardar o ônibus, e, quando observar que todos os lugares estão ocupados, aguardar o próximo veículo. Principalmente nas estações, onde a frequência dos ônibus é maior. São questões muito importantes e que dependem da contribuição de todos para que efetivamente funcionem”. 

O Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte tem sofrido bastante nesta pandemia. O setor opera hoje no vermelho com menos 65% de número de passageiros e mantém 50% da frota em atividade. 

Recomendações aos passageiros: 

•          Utilizar sempre a máscara durante as viagens e nas Estações BHBus de embarque e desembarque.

•          Evitar os horários de pico.

•          Realizar viagens sempre assentado, quando não for possível, aguardar a chegada de novo veículo.

•          Escolher rotas que envolvam apenas um meio de transporte, evitando trocas de linhas ou modais que aumentam o risco de exposição, sempre que for viável;

•          Lavar sempre as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas das unhas, antes e depois de usar o transporte público;

•          Evitar contato físico, procurar manter uma distância de pelo menos um metro de outras pessoas.

•          Limpar com álcool em gel 70° INPM objetos tocados frequentemente;

•          Evitar tocar nas áreas do rosto (principalmente nariz, olhos e boca) antes de higienizar as mãos

•          Quando tossir ou espirar, proteger a boca na parte interna do antebraço ou com um lenço descartável;

•          Descartar sempre a máscara em uma lixeira, via pública não é local de descarte.

•          Evitar sair de casa caso apresente sintomas de gripe ou similar.