Em tempos de pandemia de coronavírus e de incertezas econômicas, a Alctel, empresa de tecnologia da informação e comunicação, saiu na frente para discutir o cenário futuro. Com mais de 150 funcionários, a empresa mineira que tem sede em Belo Horizonte e filiais em São Paulo e Rio de Janeiro, criou há mais de duas semanas, um Comitê de Crise.

Formado pela diretoria da Alctel, um dos maiores objetivos do Comitê é não demitir nenhum colaborador e equacionar a situação financeira da empresa. “Entendemos que o cenário é difícil e exige que busquemos soluções estruturadas e bem pensadas. O propósito maior é manter todo o nosso pessoal. A equipe Alctel é o nosso orgulho e sempre fez parte do sucesso da empresa. Em momentos como esse é ainda mais importante juntar forças e elaborar metas de trabalho e de sustentabilidade financeira”, comenta Sérgio Lima, CEO da Alctel.

Sérgio Lima lembra que algumas ações tomadas pelo Comitê foram realizadas bem antes da entrada em vigor da Medida Provisória 927 do Trabalho. Uma delas foi enviar todos os funcionários para o home office desde o dia 16 de março. Outra atitude foi dar férias a quem concordasse. “Conversamos com alguns colaboradores e para quem pudesse antecipamos as férias e feriados, conforme orientação dias depois da MP. São atitudes que preveem minimizar os efeitos da crise e manter a empregabilidade”, explica.

Outra ação do Comitê foi a de renegociar prazos com os fornecedores e tentar uma linha de crédito junto ao BNDES. A empresa também está participando do Programa Parceiros Para Excelência com a Fundação Dom Cabral, onde reúne com diversas empresas de médio porte para troca de experiências e apoio neste momento de crise. As reuniões e discussões acontecem via plataformas digitais.

Investimentos e produtos em 2020

 Em fevereiro deste ano, Alctel apresentou aos seus parceiros e fornecedores o seu plano de negócios com aporte da ordem de R$ 2,5 milhões que incluiu novo posicionamento de marca, lançamento de novos produtos, parcerias e capacitação da equipe, reformas nos escritórios de Belo Horizonte e São Paulo e contratação de consultoria.

Um novo posicionamento de mercado foi desenvolvido em parceria com a Fundação Dom Cabral e a consultoria 2DA. O trabalho foi realizado durante um ano e contou com uma série de ações como investigação e diagnóstico (identidade e cultura, clientes, competição e tendências); estratégia de marca (bandeira, propósito, visão, valores e comportamentos); diretrizes estratégicas do negócio (portfólio de produtos e serviços, re-orientação de equipe comercial, comportamento interno e diretrizes do ambiente); entre outros.

 “Estamos vivendo uma nova fase na Alctel, uma era de transformação cultural e ressignificação. O nosso objetivo é ser consultivo e inovador para resolver os problemas tecnológicos do nosso cliente. É estar no centro do negócio deles e para isso temos a ajuda de consultores especialistas em ramos diferentes de atuação que nos ajudam a entender a necessidade específica de tecnologia para esse cliente”, comenta  Lima

Entre os novos produtos que serão lançados pela Alctel em 2020 estão a solução de RPA (Automação Robótica de Processos), Transformação Digital, Segurança, Produtos Cloud e Consultoria em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A nova linha do portfólio vai de encontro aos serviços que mais devem se destacar em 2020, de acordo com a Pesquisa da IDC Brasil.

Atualmente a empresa tem uma carteira com mais de 500 empresas. Entre elas os três dos maiores bancos do Brasil, as três maiores locadoras e as três maiores operadoras de Telecom do Brasil, além de vários outros clientes dos principais setores da economia mundial.