Una vai reunir cerca de dois mil alunos e professores para produzir arte e reflexão da vida contemporânea

Lanapalooza é um Seminário Teórico Festivo organizado pelo professor Luiz Lana dos campi Contagem e Cidade Universitária UNA, que acontecerá entre os dias 21 e 31 de outubro, no Auditório do segundo andar da UNA Aimorés e no Shopping Partage, em Betim. O Evento que está em sua segunda edição e tem seu nome inspirado no já consagrado Lollapalooza, o festival americano de música alternativa, envolverá quase dois mil alunos, além dezenas de professores e funcionários. O evento é parte da programação do CONECTA (Cidade Universitária) e da Semana de Comunicação e Design (Contagem) e ressalta a importância do relacionamento da arte com os conteúdos ensinados na faculdade.

O seminário funciona da seguinte maneira: os alunos escolhem alguma matéria dentre os conteúdos ministrados no semestre e, a partir de então, devem realizar uma apresentação artística. Na prática, vale qualquer apresentação/manifestação artística, desde que a elas estejam relacionados aos conteúdos ministrados pelo professor. Nos dias das apresentações é comum vermos performances pelos corredores, pinturas, esculturas, grafites sendo realizados ao vivo por todo o campus. Isso, sem contar uma enorme quantidade de vídeos-arte, videoclipes, apresentações teatrais, curtas, minidocumentários, performances e tantas outras formas de expressões artísticas. É uma ode à arte e a educação, sendo, pois, este evento uma das atividades mais engajadoras de todo Centro Universitário.

“A arte é um dos maiores instrumentos de avaliação que o educador pode contar. Através dela, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento dos alunos, suas predisposições, seus sentimentos, além de estruturar a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor”, diz Luiz Lana.

Para ele, “o Lanapalooza propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e, por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a linguagem, competências fundamentais para os profissionais deste século”.

Luiz Coelho Lana é professor dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Propaganda e Relações Públicas da UNA.

Lanapalooza UNA Contagem:
Dias 30 e 31/10, de 19h às 22h30, Partage Shopping Betim.
Lanapalooza UNA Cidade Universitária:
Dia 21/10, de 7h35 às 11h15;
Dias 21, 22 e 25/10, de 19h às 22h30, Auditório do segundo andar do Campus Aimorés.