O Parque Cerrado está com suas obras a todo vapor e podem ser visitadas pelos futuros moradores no lançamento

Nos dias 3 e 4 de agosto, a Emccamp Residencial lança o maior empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida em BH: o Parque Cerrado. A segurança de morar em um condomínio fechado com portaria 24h, aliada a preços competitivos, são ingredientes que tornam o empreendimento um atrativo. Além disso, o conceito de bairro planejado está sendo implementado neste projeto, que prevê vias internas urbanizadas, centro comercial, áreas verdes preservadas, e áreas de lazer.

“O conceito de bairro planejado foi estudado durante cinco anos, em conjunto com o poder público, para entendermos as reais necessidades do futuro morador. Por ser um projeto de bairro planejado, precisávamos unificar todas as exigências da Prefeitura: as questões de educação, saúde, meio ambiente e os projetos urbanístico e arquitetônico. Tudo isso aliado a áreas de lazer, de comércio e habitação. Conseguimos moldar todos esses pontos para chegar no produto final. Sem dúvida, é o melhor projeto já feito pela Emccamp em Minas Gerais”, destaca André Campos, CEO da Emccamp Residencial.

Pensando nas necessidades básicas dos clientes, foi projetado um centro comercial com supermercado e outras lojas que prestarão serviços de primeira necessidade. “Para desenvolver esse projeto fizemos um estudo minucioso e com todas as informações mapeadas em mãos desenvolvemos um street mal completo, que resolve as necessidades de toda a família. Os moradores não precisarão se deslocar para outros bairros, pois terão supermercado, farmácia, lotérica, lanchonete, entre outros estabelecimentos comerciais”, comenta André Campos.

Além disso, o município implantará serviços públicos como: escola, posto de saúde, posto policial, BH Cidadania e creche. As áreas foram doadas pela Emccamp e os projetos foram entregues ao poder público, que é o responsável pela execução das obras.

Localização

Já aprovado e licenciado, o residencial está localizado no bairro Monte Azul (região Norte de Belo Horizonte), a dez minutos da Estação São Gabriel e da avenida Brasília. “Quando compramos o terreno, a principal característica para a escolha foi o acesso facilitado ao centro da cidade. Estamos a 20 minutos de carro do centro, com ônibus e metrô para toda a região metropolitana. Ainda temos o acesso a MG 20, que na verdade funciona como uma grande avenida dentro da cidade e está na porta do empreendimento. Projetamos também uma avenida que corta o meio do terreno e, pensando numa projeção futura da cidade, fizemos ela bem maior que a necessidade atual. Do ponto de vista de acesso e sistema viário, o Parque Cerrado se destaca no cenário de Belo Horizonte”, avalia André.

Estrutura

O empreendimento possui 2.280 unidades habitacionais, distribuídas em 12 condomínios, sendo seis condomínios Faixa 1,5 do Minha Casa Minha Vida e outros seis que se enquadram na Faixa 2. “O Parque Cerrado será o maior empreendimento MCMV de Belo Horizonte. São quase 500 mil metros quadrados de áreas sociais, ruas e avenidas, tudo muito bem distribuído, sem aquela sensação de adensamento. Todo o sistema viário, as redes de água, esgoto e luz já estão em andamento”, revela o CEO.

Unidades

O residencial possui apartamentos de dois e três quartos, sala, banho social, cozinha e área de serviço, que vão até 55 m². “Os apartamentos são os maiores do mercado MCMV, neste quesito a Emccamp também se preocupa com as pessoas e com o dia a dia delas, cumprindo a NBR 9050. A norma prevê o dimensionamento necessário para pessoas com necessidades especiais, não somente os cadeirantes, mas também grávidas, obesos e idosos. Todos os nossos apartamentos foram planejados para ter acessibilidade”, conta André.

Sustentabilidade

A questão ambiental também é um ponto que merece destaque no empreendimento. As áreas verdes e as áreas com nascentes foram preservadas. Além disso, toda a supressão de árvore realizada no terreno está sendo compensada com o replantio de centenas de árvores no entorno. Todo o empreendimento será rodeado por muita natureza, além disso, a Emccamp vai construir uma ciclovia percorrendo todo o bairro e uma praça com quadra e equipamentos de ginástica, para lazer dos moradores.