Plataforma, que será apresentada no dia 5 de junho,  facilita o reuso e reciclagem de resíduos sólidos

Até o dia 6 de junho, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Minas Gerais (IAB-MG), vai promover a “Semana do Meio Ambiente”, na sede da instituição. O evento busca articular, integrar e divulgar projetos e ações voltadas para preservação do Meio Ambiente, das comunidades e da cultura do povo mineiro.

No dia 5 de junho, data em que se comemora o  Dia Mundial do Meio Ambiente, será lançado o Portal Revi (https://www.revi.com.br), que tem como objetivo facilitar e incentivar o reúso de materiais e resíduos sólidos. A plataforma foi desenvolvida pelo casal Anísio Gonçalves, analista de sistemas, e Denise Diniz, arquiteta urbanista, com apoio do Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia do Sebrae) e do BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). o Revi visa aproximar quem deseja descartar um material e quem pode aproveitá-lo como insumo. Assim, cidadãos e empresas podem contribuir, de forma simples e rápida, com a sustentabilidade a partir da reutilização.

No site, é possível anunciar diversos tipos de materiais, desde alumínio, vidro, metal, madeira, plástico, sobras de materiais de construção, entre outros, desde que possam ser aproveitados por alguém, ou alguma empresa.

“Simples mudanças de atitudes em nosso dia a dia podem ajudar a minimizar o impacto humano ao meio ambiente. Não descarte, doe seu material para alguém reaproveitá-lo e dar um novo destino a ele”, destaca Anísio Gonçalves.

Para anunciar o material desejado, basta criar uma conta e cadastrar os objetos que gostaria de doar. Se o material for útil para alguém, o interessado deixará o contato para a retirada do insumo ser combinada entre as partes”,  O projeto iniciou sua atuação em Belo Horizonte, mas a plataforma suporta anúncios e transações em todo o Brasil.