Os candidatos interessados em garantir uma vaga para estudar nas instituições públicas participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no segundo semestre de 2019, precisam fazer o cadastro em até dois cursos entre os dias 04 e 07 de junho.

Instituições como UFMG, UFRJ, UnB e USP são algumas das universidades públicas que selecionam alunos a partir da nota obtida no ENEM, dentro do Sisu.

Na edição de 2018, foram oferecidas mais de 57 mil vagas. A atual edição deve superar esse total.

Podem participar do Sisu todos aqueles que fizeram as provas do ENEM em 2018 e não tiraram zero na redação e não sejam treineiros. A aprovação será feita de acordo com a pontual conquistada por cada candidato, de acordo com a nota de corte para cada curso ou instituição.

No processo de cadastro é necessário informar o número de inscrição do ENEM 2018 e a senha mais atual cadastrada no site.

Sobre a nota de corte do Sisu

Após o primeiro dia de inscrição, o sistema do Sisu passará a informar a nota de corte (pontuação mínima) para conquistar uma vaga para cada curso oferecido.

Por exemplo, na última edição, para passar em medicina, na Universidade de São Paulo (USP), a pontuação mínima foi de 858. Já o mesmo curso, oferecido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró (RN), teve 770 pontos como nota de corte.

Ou seja, além de definir qual curso que você quer ser aprovado, é importante também checar quais são as instituições superiores em todo o país que oferecem tal formação e avaliar as possibilidades de estudar em outra cidade ou estado. Com isso, suas chances aumentam bastante.

Fique atento aos prazos do Sisu 2019.2

  • As inscrições acontecem entre os dias 04 e 07 de junho
  • O resultado do Sisu será divulgado em 10 de junho
  • As matrículas dos selecionados acontecem entre os dias 12 e 17 de junho

O Sisu ofertará vagas em instituições públicas municipais, estaduais e federais, centros de educação tecnológica e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.