De  6 a 8 de maio (segunda a quarta), será realizado na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), o XI Congresso Mineiro de Direito Administrativo. O tema da edição deste ano será “Direito Administrativo nos 30 anos da Constituição Federal: globalização, constitucionalização e inteligência artificial”.  A Ministra Carmem Lúcia é uma das presenças mais aguardadas e fará a conferência de abertura sobre “Novos perfis da Administração Pública e desafios para a redução das desigualdades”.

Maria Fernanda Pires de Carvalho Pereira, presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo, organizador do evento, ressalta que o congresso é uma oportunidade para todos os operadores do direito focados no Direito Administrativo se fazerem presentes, pois nunca foi tão importante discutir os novos caminhos da administração pública, frente aos desafios e dificuldades da atualidade. 

O evento contará com seis painéis e quatro mesas de debate, além de salas temáticas, em que os participantes terão a possibilidade de ouvir e debater sobre algum tema específico. Um dos painéis do primeiro dia é sobre o “O futuro das contratações públicas” e terá como palestrante a professora da UFMG e doutora em Direito Administrativo, Cristiana Fortini. O ministro do TCU Benjamin Zymler participa do painel  sobre “A inteligência artificial, inovações tecnológicas e seus reflexos para a administração pública”. 

Destaque também para a conferência de encerramento do evento com a professora da USP e baluarte do Direito Administrativo nacional, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, que falará sobre as “Lições para o Direito Administrativo do Século XXI”.