Montagem reúne canções do Beatles, dança contemporânea, o lirismo do coral de vozes e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Uma das músicas apresentadas, “All you need is love” ressalta o que o hospital vem oferecendo aos mineiros ao longo desses anos

Um evento especial nas noites do dia 23 e 24 de abril deu início às comemorações de 75 anos da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia – instituição de credibilidade, que cumpre uma importante função social. Because, o espetáculo musical dos Beatles, foi apresentado no Cine Theatro Brasil Vallourec.

A instituição de saúde que é importante para milhares de pacientes mineiros realizou o evento em caráter beneficente para  angariar recursos para o hospital que é referência em filantropia no Estado. Para Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia, a união da filantropia com a arte é uma excelente forma de comemorar sete décadas e meia de uma trajetória pautada pelo atendimento médico humanizado e de qualidade. “A instituição faz parte da história dos mineiros. São cerca de 500 mil atendimentos a pacientes de Belo Horizonte e de 82% dos municípios mineiros. Para continuar sua missão, o Baleia precisa de várias fontes de recursos. Ações como essa colaboram com melhorias em benefícios dos pacientes e com o desenvolvimento de iniciativas que visam à humanização hospitalar”, reforça.

O espetáculo 

Because é uma montagem cênica musical que narra a trajetória de um jovem em busca de respostas para suas questões existenciais.  O espetáculo é composto por bailarinos, coralistas e instrumentistas. A narrativa que dura 90 minutos é composta pela poesia das letras selecionadas canções dos Beatles. O show tem exuberância cênica e chama a atenção pela união da banda, corpo de bailarinos, coral de vozes, quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, cenário e iluminação ricos e projeções especiais que se destacam no palco.

Para as empresas parceiras, o Hospital da Baleia garante a oportunidade de proporcionar uma experiência marcante de relacionamento com os seus públicos. Reforçando o trecho de uma das principais músicas do espetáculo, Tereza Guimarães Paes finaliza: “E no fim, o amor que você recebe é igual ao amor que você dá”.

Ficha técnica:

Concepção e Direção Artística: Renata Garzon Prazeres

Direção Coreográfica: Coletivo Movasse

Direção Geral e Gestão Executiva: Giuliano Cretoiu

Direção Musical: Eliseu Barros

Consultoria de Dramaturgia: Ana Régis

Realização: Mauro Mendes

Atores/bailarinos: André Rosa (protagonista), Cibele Maia, Júnio Nery, Alicia Lynn, Aline Caldeira, Ciro Melgaço, Frederico Veiga, Gabrielle Salomão, Glaydson Oliveira, Grécia Catarina, Luciana Lanza, Ludmilla Ferrara, Mateus Almeida e Patrick Villar.

Banda: Alexandre Mourão (contrabaixo), Dinho Mourão (bateria), Mauro Dell’Isola (guitarra), Mauro Mendes (guitarra), Paulim Sartori (direção musical), Roney Nascimento (vocal) e Rufino Silvério (teclados)

Coral: Sopranos –  Anelise Claussen (chefe de naipe), Indaiara Patrocínio, Joyce Hayabusca e Lúcia Montandon; Contraltos – Jessye Ariane (chefe de naipe), Júlia Neves e Raphaella Drumond; Baixos – Cristiano Rocha (chefe de naipe), Bruno Avendanha, Marcos Nascimento; Tenores – Wellington Vilaça (chefe de naipe), Alex Schimith e Igor Ferreira.

Quinteto de cordas: Eliseu Barros (regência e arranjos), Alexandre Barros (oboê), Gláucia Barros (viola), Hozana Barros (violino), Eduardo Swrts (violoncelo) e William Barros (violino).

Hospital da Baleia

Instituição filantrópica, há 75 anos pautada no atendimento humanizado e na excelência dos serviços de saúde. Anualmente, são mais de 500 mil procedimentos, 85% deles via Sistema Único de Saúde (SUS). Atende pacientes de mais de 80% dos municípios mineiros. É referência estadual em Oncologia Adulta e Pediátrica, Ortopedia, Pediatria, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Geral, Nefrologia e Urologia.