Para marcar o Dia Mundial da Educação (28 de abril), pesquisadora da Una aborda questões de estudo que desenvolveu sobre o futuro da educação, abordando a cocriação de valor e a modalidade de ensino híbrida

A forma como as pessoas consomem conteúdo e informação mudou há bastante tempo. Porém, o modo como a grande maioria dos professores se comporta nas salas de aula do país ainda continua muito parecida com o sistema educacional do século passado. Diante desse cenário, estes profissionais têm um novo desafio: se preparar para educar a geração Alpha, aqueles nascidos depois de 2010, em um contexto global totalmente diferente, com tecnologias avançadas e muita informação.

Antenada às mudanças, no Dia Mundial da Educação, a Una propõe discussões sobre novas formas de ensino. De acordo com a professora e pesquisadora da Una, Waldiane Fialho, pesquisadores contemporâneos acreditam que é preciso trazer para o debate, no âmbito do ensino superior, a cocriação de valor, isto é, uma aplicação imprescindível, no campo do serviço. É necessário formar alunos preparados para encarar os desafios de sua formação acadêmica e profissional, bem como possibilitar o envolvimento do discente em diferentes etapas do serviço (criação, produção, entrega).

Segundo a pesquisadora, a relação entre alunos, professores e as instituições de ensino superior vem se alterando de forma significativa, em parte, devido aos avanços tecnológicos. E, é isso que a pesquisa de Waldiane propõe: analisar a evolução do processo de aprendizagem do aluno, ao cursar disciplinas do tipo híbridas. A ideia é entender o aluno como ator central da sua experiência de aprendizagem integrada e, assim, compreender o que o faz sentir-se motivado a participar de forma mais ativa das atividades online e presenciais, definidas nas disciplinas híbridas.

“Embora o ensino híbrido seja uma das maiores tendências da educação do século XXI, percebemos que a discussão sobre essa temática, está apenas no começo”, explica Waldiane. O trabalho de pesquisa dela pretende ampliar o entendimento sobre o tema, compreendendo que o aluno, num modelo de ensino, parte online e parte em um local físico supervisionado, é cocriador de valor, tem a oportunidade de ser o protagonista de seu processo de aprendizagem, com mais responsabilidade e participação ativa, proporcionando parceria com o professor.