Projeto fará parte da programação do 27º aniversário da cidade

O projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino, que vai percorrer cidades do interior de Minas Gerais com uma série de atrações culturais, chegou a Ipaba, na região do Vale do Aço, nesta segunda-feira (29 de abril). As atividades serão iniciadas, às 7h, com visitações a escolas públicas da cidade. Os alunos terão acesso a livros, contos, crônicas, artigos, filmes e documentários de autoria de Fernando Sabino para se inspirarem e conhecerem mais sobre a obra do escritor.

Bernardo Sabino, diretor do projeto e filho de Fernando Sabino, revela que é gratificante compartilhar a obra do pai para despertar o interesse das crianças pela cultura. “O Encontro Marcado é uma importante oportunidade para os jovens desenvolverem a veia artística e um incentivo às práticas culturais. Isso faz parte do legado de meu pai e dá sentido a tudo o que ele deixou para nós”, reforça.

O projeto iniciou suas atividades em fevereiro deste ano nas cidades de Naque, Açucena, Periquito, Ipaba e Ferros. Em 10 anos, o projeto já esteve presente em cerca de 80 municípios, envolvendo mais de 800 mil alunos.

Aniversário da cidade

Para abrilhantar ainda mais as comemorações do 27º aniversário de Ipaba, o projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino participará da programação oficial em homenagem à cidade, nos dias 3 e 4 de maio, na praça Padre José Lanzillotti. Na sexta-feira (3), às 16h, haverá o início das apresentações culturais de alunos de escolas públicas integrantes do projeto. Às 17h, o grupo Canta Contos vai apresentar o espetáculo “Menino Sabino. Às 18h será a vez do grupo Luar Azul encenar a peça “Fernando Sabino Conversinha Mineira”. Às 20h, o músico Gláucio Barbosa, que é natural de Alagoas, “mas mineiro de coração”, vai apresentar um show com a participação especial de Bernardo Sabino.

No sábado (4), o filho do escritor Fernando Sabino vai integrar o show da banda Vil Metal. No repertório, sucessos nacionais e internacionais “flash backs”.

Exposição Encontro Marcado

Ipaba é a primeira cidade mineira da região do Vale do Aço a receber a fase de exposição do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino. A cerimônia de abertura será no sábado (4), às 8h, na Escola Municipal Padre João Geraldo Rodrigues (R. Diamantina, 235, Centro).

Serão expostos trabalhos artísticos realizados por alunos de escolas públicas em oficinas e diversas atividades culturais, inspiradas e adaptadas na obra do renomado escritor mineiro